Cama Provençal

Cama Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCama Provençal

A Provença, no Sul da França, é uma região cheia de estilo e que inspira decoradores do mundo todo. Esta área ensolarada, situada entre o mar azul e as montanhas francesas, tem um estilo peculiar que une cores leves, que lembram o frescor da lavanda e dos campos de girassol, às formas clássicas que remetem à nobreza da capital do país. Para levar um pouco desta magia francesa para o seu quarto, conte com uma cama provençal.

A cama é a grande estrela do quarto, e por ser o centro das atenções do ambiente – a peça statement –, deve ser escolhida com cuidado, devendo ser coerente com o estilo de decoração escolhido. O Westwing inspira você a renovar o cantinho mais aconchegante da casa com uma cama provençal, a escolha perfeita para levar a magia, o requinte e o frescor dos campos da França diretamente para o seu quarto.

O Estilo Provençal

O estilo provençal é marcado por elementos com traços que lembram os móveis clássicos difundidos pela corte francesa – como é o caso dos móveis no estilo Luis XV e Luis XVI – mas são marcados pela rusticidade das madeiras e materiais utilizados em sua fabricação. Além disso, os móveis em estilo provençal, como a penteadeira e a cama provençal, são confeccionados com pinturas em estilo rústico e em cores claras, tendo lugar de destaque a técnica de pintura em pátina.

Cama Provençal

No geral, o quarto provençal deve ser fresco e iluminado, florido e de preferência contando com texturas suaves e com um leve toque rústico. Para entrar no clima, os aromatizadores de ambiente com aroma de lavanda também podem fazer toda a diferença.

A Tabela de Cores do Estilo Provençal

Ao compor um quarto com inspiração na decoração provençal, além da cama provençal, convém apostar em uma cartela de cores que priorize os tons claros, incluindo os azuis, os tons de lavanda, verdes suaves e beges combinados com o branco. Para manter a harmonia da sua cama provençal, é necessário também se manter fiel a esta cartela de cores ao escolher as roupas de cama que serão combinadas.

A Cama Provençal

A cama provençal aparece com mais frequência em madeira, mas também pode ser encontrada a cama provençal em ferro trabalhado, além do clássico modelo de cama provençal princesa, neste caso acompanhada de cortinas.

Caso opte por uma cama provençal de madeira, não se preocupe com uma pintura perfeita e sem falhas: as marcas do tempo e a textura típica da pátina podem adicionar ainda mais charme ao seu quarto provençal. No caso da cama provençal de ferro com detalhes sinuosos, convém optar pelas já esmaltadas em tons mais claros, variando entre o branco e o bege.

Na cama provençal modelo princesa, acompanhada de um dossel, é preciso bastante cuidado para escolher tecidos leves, não alergênicos e que não pesem o ambiente, mantendo uma ventilação saudável durante a noite. O dossel é o toque final que faltava para a cama provençal ficar perfeita! Além de proteger contra os indesejáveis mosquitos, principalmente no calor, o dossel de cama provençal lembra as camas de princesas dos desenhos e filmes, ideais para quartos infantis ou com toques bem femininos.

Escolha a cama provençal que mais se adapte ao seu quarto e curta o clima aconchegante trazido direto dos campos floridos franceses para a sua casa com as dicas do Westwing! Navegue e aproveite nossas ideias e produtos exclusivos para decorar todos os ambientes da sua casa com muito estilo e praticidade!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas