Cama Luis XV

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCama Luis XV

Pompa, realeza e ostentação é tudo que o estilo Luis XV exala. Conhecido como um período de certo exagero e atividades sociais intensas, ele é frequentemente representado nos filmes e seu mobiliário é facilmente associado ao luxo da corte francesa e a Versailles. Com tantas características que presavam a beleza e conforto, as camas não ficariam de fora. A cama Luis XV possui um estilo revolucionário que continua sendo revisitado.

Modelo icônico, a cama Luis XV é capaz de transformar qualquer quarto em um pedacinho da França do século XVIII. Pensada para englobar todo o espirito rococó do momento, a cama Luis XV, assim como o resto do mobiliário, inauguraram um novo momento na decoração. Por isso, nós, do Westwing, te levamos de volta à época para contar um pouquinho do período histórico e suas influências — ainda temos dicas para você decorar seu quarto no estilo Luis XV!

Introdução à Cama Luis XV: Estilo e Mobiliário

O Estilo de decoração Luis XV está situado num período artístico conhecido como rococó. Inaugurado pelo rei Luis XV, na França ele está ligado a liberdade e ao prazer de viver, além disso foi um divisor de águas, por fugir completamente do estilo clássico.

Esse estilo abrangeu cerca de 30 anos do reinado de Luis, e foi influenciado pela sua amante Madame de Pompadour. Seu apego as atividades sociais mais intimistas ajudou a transformar Versailles num centro de convivência muito intenso. Muitas pessoas iam e vinham, se instalavam e partiam e a necessidade de tornar tudo confortável.

O mobiliário no período Luis XV era motivo de preocupação. Suas linhas orgânicas, cheias de curvas, femininas e intensas logo se tornaram famosas. O mobiliário estilo Luis XV é tão icônico que seus peças são revisitadas com frequências. E a cama Luis XV é um desses móveis famosos.

A cama Luis XV se diferia num aspecto interessante logo de início, pois ela não era projetada para ser encostada na parede. Por isso a cama Luis XV possuía uma cabeceira e nos pés da cama uma finalização, que delimitava o espaço. Portanto, o modelo de cama Luis XV, mesmo o de casal, era bem menor do que os modelos de cama comuns até então. Por último, a cama Luis XV possuía formas tão orgânicas quanto o restante do mobiliário, seus pés e cabeceiras eram bastante trabalhados.

Como Decorar um Quarto Usando a Cama Luis XV

Para decorar um quarto no estilo Luis XV tenha em mente que todo mobiliário tem inspiração vintage e conversa melhor com peças que tenham uma pegada de época. Para combinar com a sua cama Luis XV você pode investir em detalhes bastante usados na época.

  • Papel de parede: o papel de parede ajuda a compor a atmosfera do quarto, portanto é bem interessante que você invista em um papel de parede que converse com o estilo Luis XV. Papeis de parede com motivos que evoquem o campo, feminilidade e delicadeza são muito bem vindos.
  • Poltrona ou chaise long Luis XV: esse tipo de assento é bastante confortável e ajuda na hora de receber amigos íntimos no quarto sem que eles tenham que se sentar na cama.
  • Mesa de cabeceira Luis XV: perfeitas para guardar livros que estão sendo lidos e acomodar um abajur ao lado da cama. São móveis belos e ainda assim funcionais.

A sua cama Luis XV ficará ainda mais bonita em seu quarto caso você aposte em um tapete macio também para ficar sob ela!

Próximas campanhas