Cálice de Vinho

Cálice de Vinho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCálice de Vinho

O vinho é uma das bebidas mais saborosas para se tomar. Sabia que os médicos recomendam um cálice de vinho por dia para melhorar a frequência cardíaca? Ideal para momentos de confraternização, o vinho deixa as pessoas felizes, saciadas e permite que você aproveite momentos especiais da melhor forma. O cálice de vinho é um item curinga em jantares e comemorações, que adorna e ainda facilita a decoração da sua mesa.

O cálice de vinho é um item obrigatório para se ter na cozinha, no bar ou em outro local destinado a comemorações. Fabricado em vidro ou cristal e com diversas opções de acabamentos, o cálice de vinho é um grande aliado na decoração de uma mesa e certamente dará um charme sem igual a qualquer composição. Saiba tudo sobre essa peça acompanhando, a seguir, as dicas do Westwing!

Tipos de Cálice de Vinho

O cálice de vinho é composto por pé, haste e bojo. O vidro que compõe essa peça deve ser fino, permitindo que a pureza e a cor do vinho sejam exibidos e apreciados perfeitamente. O cálice de vinho possui a tarefa de direcionar o vinho para o lugar ideal e, por isso, é fundamental que cada tipo de vinho tenha seu respectivo cálice de vinho para ser degustado.

Diferenças Entre o Cálice de Vinho Branco e Tinto

Por serem bem diferentes, esses tipos de vinho requerem cálices diversos. O cálice de vinho tinto, por exemplo, tem um bojo muito mais volumoso, uma vez que os tintos são vinhos mais complexos e necessitam de mais oxigênio. O cálice de vinho branco, por outro lado, é mais estreito, com um bojo menor, já que esse vinho não precisa de tanta oxigenação quanto o vinho tinto para maximizar as suas propriedades.

Como Servir no Cálice de Vinho

Você já reparou que nos restaurantes o cálice de vinho nunca fica cheio até a borda? Isso acontece porque o vinho deve ser oxigenado e, por isso, o cálice de vinho deve ser preenchido até a metade. Para combinar com vinhos, a regra básica é que carnes, embutidos e queijos devem sempre ser combinados com um cálice de vinho tinto, ao passo que peixes combinam mais com um cálice de vinho branco.

Benefícios do Cálice de Vinho

Um recente estudo realizado por uma equipe da Universidade da Alberta (Canadá), diz que o vinho tinto é rico em um componente chamado resveratrol, que pode aumentar a frequência cardíaca e o rendimento muscular. O estudo diz que o consumo de um cálice de vinho tinto por dia pode ter os mesmos efeitos no corpo do que realizar uma hora de exercícios! Com essa descoberta, os pesquisadores começarão a testar os efeitos do resveratrol em pessoas diabéticas com problemas de coração, para determinar se ele pode contribuir para uma melhora cardíaca.

O cálice de vinho é um aliado para todos os momentos. Seja em uma comemoração com amigos ou em um jantar mais íntimo, é um item que não pode faltar na sua casa. Invista nele e sirva com maestria!

Próximas campanhas