Cadeiras Icônicas

Cadeiras Icônicas

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeiras Icônicas

A história do design de móveis é marcada pela confecção de peças que impactaram a relação do homem com os objetos que o cerca. Cadeiras icônicas são um excelente exemplo da diversidade de conceitos e tendências aplicadas ao desenvolvimento de móveis que utilizamos no dia a dia.

O que torna um móvel como uma cadeira uma peça icônica? Muitas vezes não nos damos conta, mas móveis e objetos que fazem parte da nossa rotina são peças inspiradas no trabalho de designers e artistas que marcaram a história com os seus produtos. Esses profissionais são os responsáveis pela criação de algumas cadeiras consideradas icônicas seja pela sua funcionalidade, características de estilo ou impacto que trouxeram à indústria do mobiliário. Confira o conteúdo preparado pelo WESTWING e conheça três cadeiras icônicas que saíram do universo do design para tornarem-se obras de arte.

Muitas cadeiras icônicas são o resultado de uma percepção artística apurada aliada à elaboração e aplicação de conceitos de desenho que propiciam funcionalidade e impactam o usuário. A evolução e modernização da indústria do design de mobiliário vem colocando à nossa disposição móveis cada vez mais belos, funcionais e acessíveis para todos os tipos de usuários e espaços. Muitas dessas peças são assentos inspirados no design de cadeiras icônicas que ajudaram a transformar a forma como nos sentamos.

Há diversos exemplos de cadeiras que passaram a ser consideradas icônicas devido às suas características de design e estilo, mas alguns exemplos se destacam pelo impacto que trouxeram à indústria do mobiliário e desenho de interiores e pela capacidade de inspirar o trabalho de profissionais e marcas de todas as partes do mundo. Conheça as características de três cadeiras cônicas e inspire-se para escolher o modelo e estilo de assento ideal para incrementar a decoração e funcionalidade do seu ambiente:

1. A Eames Lounge Chair: cadeiras icônicas como a Eames Lounge Chair costumam ser reconhecidas imediatamente mesmo por aqueles que desconhecem o seu histórico. Essa cadeira de estilo moderno foi lançada em 1956 pelo casal Charles and Ray Eames. Ela é resultado de um longo projeto de design de produto que envolveu a criação de técnicas de manuseio e acabamento com madeira compensada consideradas revolucionárias para a época. A cadeira icônica Eames Lounge Chair consiste de um assento feito de madeira compensada moldada e revestimento de couro trabalhados em uma estrutura e acabamento capazes de propiciar incomparável sensação de conforto ao usuário. Como muitas cadeiras icônicas, a Eames Lounge Chair passou a integrar parte coleção de um museu de arte. A peça original pode ser apreciada no Museu de Arte Monderna de Nova Iorque e inspirou o estilo de diversas cadeiras utilizadas em ambientes residenciais e corporativos na atualidade.

2. Egg Chair ou cadeira Ovo : criada em 1958 pelo designer dinamarquês Arne Jacobsen, a cadeira ou poltrona Ovo é uma das cadeiras icônicas a integrarem a lista de objetos que desafiam os limites entre a beleza e a função de uma peça. A estrutura do assento é feita em aço curvado enquanto o acabamento é feito em tecido reforçado. O formato dessa cadeira icônica faz com o que o usuário tenha a sensação de ser envolvido pelo assento favorecendo o máximo de conforto e relaxamento.

3. Cadeira Red Blue: a cadeira Red Blue ou cadeira vermelha e azul é uma peça produzida em madeira e aço cromado trabalhados em uma disposição que destaca o seu acabamento marcado por linhas retas e horizontais. O encosto e o assento de madeira da Red Blue tem formato retangular. A peça foi concebida pelo holandês Gerrit Rietveld entre os anos de 1918 e 1923. O seu estilo é frequentemente associado aos conceitos do movimento artístico de origem holandesa “De Stijl”. A cadeira Red Blue foi inspirada na obra do artista holandês Piet Mondrian. A peça é hoje parte da coleção do Museu da Cidade de Montreal.

Próximas campanhas