Cadeira Wassily

Cadeira Wassily

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeira Wassily

Ícone do design mundial, a cadeira Wassily foi uma criação do designer húngaro Marcel Breuer, um dos primeiros alunos formados pela escola de arquitetura e design Bauhaus. A poltrona, criada entre 1925 e 1927, é um símbolo do modernismo dos anos 1920. Revolucionária em relação ao uso de seus materiais e forma de fabricação, a criação da peça ajudou o desenvolvimento de outros projetos de design de mobiliário.

A cadeira Wassily foi nomeada em homenagem ao colega de Breuer da Bauhaus, Wassily Kandisky. Atualmente, ela é encontrada em diferentes versões e cores, servindo até de inspiração para outras peças de design. O Westwing criou um guia sobre a poltrona Wassily, onde conta tudo sobre a criação do móvel. Aprenda a usar esses produtos na decoração da sua casa e combiná-lo de maneira moderna e elegante. Inspire-se e renove o seu lar!

A criação da Cadeira Wassily

Inicialmente chamada de Modelo B3, a cadeira Wassily foi desenvolvida como um projeto para a Bauhaus. A admiração do pintor Wassily Kandisky pela poltrona fez Breuer homenageá-lo dando seu nome à peça. Inspirado no guidão de uma bicicleta, Breuer criou uma peça inovadora que se tornaria um ícone do mobiliário por 85 anos seguintes.

Para a cadeira Wassily, o designer desenvolveu uma forma de usar pela primeira vez tubos de aço curvados sem solda. O processo foi aperfeiçoado pela fabricante alemã de aço Mannesman, que permitiu que essa, e outras cadeiras icônicas com o material, como a Le Corbusier, fossem desenvolvidas.

O projeto original da cadeira Wassily consistia em uma peça feita em aço tubular e tiras de lona. Atualmente, a peça é vendida também em uma versão com couro, que faz com que o produto tenha uma aparência ainda mais elegante. A empresa americana de mobiliário Knoll comprou os direitos sobre a cadeira Wassily em 1968, sendo a fabricante oficial do móvel até hoje.

Cadeira Wassily na Decoração

A cadeira Wassily possui um design fluido e contemporâneo, apesar da peça ter sido criada há 85 anos. Atualmente, é possível encontrá-la em lona ou couro em diferentes cores e estampas. Veja como combinar a cadeira Wassily em diferentes tipos de decoração e ambientes.

Rústico: apesar do efeito cromado do aço, a cadeira Wassily em couro estampado fica muito bem em ambientes rústicos, como salas de estar e escritórios.

Moderno: espaços modernos podem abrigar a cadeira Wassily em cores fortes, como vermelho e amarelo.

Contemporâneo: em decorações contemporâneas, a opção pelo móvel em branco dá a sensação de amplitude para o ambiente e aumenta o status de escultura da cadeira Wassily.

A cadeira Wassily revolucionou o design mobiliário, sendo responsável por ajudar a possibilitar a criação de outras peças, como a Le Corbusier, a poltrona Barcelona e outros móveis que levavam aço tubular em sua composição.

 

 

Próximas campanhas