Cadeira Vermelha e Azul

Cadeira Vermelha e Azul

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeira Vermelha e Azul

O arquiteto, designer e pintor Gerrit Rietveld foi um dos participantes do movimento De Stijl. Essa vertente do Cubismo e da Arte Abstrata, fundada em 1917, teve como seus pioneiros Piet Mondrian e Theo van Doesburg. Influenciado pelos seus colegas artistas, Rietveld criou diversas peças icônicas de mobiliário, entre elas a cadeira ziguezague. Porém, o designer ficou mundialmente conhecido pelo seu trabalho na cadeira vermelha e azul.

A cadeira vermelha e azul foi criada entre 1917 a 1923, e hoje figura entre as peças mais importantes do mundo do mobiliário. O móvel, que é uma mistura de quadro cubista e escultura, fez muito sucesso, sendo exibida em um show montado pela Bauhaus. Hoje, a ''cadeira red and blue’’, seu nome original, está em exposição no MoMa, em Nova Iorque. Veja no Westwing tudo sobre a icônica peça de design, como foi criada e aprenda a decorar com o móvel.

Planejamento da cadeira Rietveld

A cadeira vermelha e azul começou a ser projetada por Gerrit Thomas Rietveld entre 1917 e 1980, sendo uma das primeiras aplicações do design Stijl em objetos tridimensionais. A peça curiosamente foi feita inicialmente sem suas conhecidas cores, pois seu criador queria que o móvel fosse fabricado em escala industrial e sem demoras. Originalmente, a cadeira vermelha e azul era feita em cinza, branco e preto.

Suas cores finais foram incluídas na peça somente em 1923, por influência do pintor Mondrian. A peça atinge um grau de abstração escultural e cores que faz com que a cadeira de Cadeira Vermelha e AzulRietvel seja uma obra de arte. Ela marca a transição entre o movimento Art Noveau e Art Deco, com suas cores dramáticas e suas formas retas.

‘’A cadeira foi especificamente construída para mostrar que é possível criar algo bonito, uma criação especial, com partes simples processadas por máquinas. Eu corto um pedaço de madeira em tábuas e quadrados. Depois, eu serro no meio, para fazer o assento e o apoio de costas, e eu fiz a parte da moldura a partir de diferentes tamanhos de madeira. Porém, enquanto eu estava trabalhando na cadeira, nunca passou pela minha cabeça que um dia ela se tornaria tão importante que influenciaria até a arquitetura’’, disse Rietveld em uma declaração em que deixa claro que a pretensão da cadeira vermelha e azul nunca foi artística, e sim como uma peça comum de mobiliário.

A cadeira vermelho e azul, ao contrário do projeto original, nunca foi feita em grande escala. Hoje a peça é exposta no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o MoMa.

Decorando com a Cadeira Vermelha e Azul

Apesar da cadeira vermelha e azul nunca ter sido fabricada e vendida em lojas, muitas réplicas dela são feitas de forma legalizada. Por isso, é possível encontra-la na decoração de algumas casas de amantes de design.

A cadeira vermelha e azul, mesmo tendo sido finalizada em 1923, é uma peça que pede uma decoração moderna ou contemporânea. Suas formas retas e seus toques de cor combinam com uma casa alegre. O móvel pode ser colocado em salas de estar, escritórios e varandas.

Ícone do design, a cadeira vermelha e azul é perfeita para decorar casas estilosas e modernas. Inspire-se e comece agora a modificar e alegrar sua casa!

Próximas campanhas