Cadeira Tulipa

Cadeira Tulipa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeira Tulipa

Eero Saarinen era uma mente muito criativa. Ele não cansava de criar peças inovadoras para decoração e móveis funcionais. Em plena década de 1950, ele queria fazer um projeto de uma peça totalmente diferente para que as pessoas pudessem ter em suas casas, mas que fugisse um pouco do tradicional. Para isso, ele achava que precisava eliminar as pernas de mesas e cadeiras e foi assim que surgiu a belíssima Cadeira Tulipa.

Primeiramente veio a mesa Saarinen, que tinha os mesmos ideais, ser uma peça sem pernas. A mesa era redonda e com uma base cilíndrica no centro. E como levar isso para uma cadeira? Ora, para ele isso era simples. Foi pensando neste mesmo tipo de design que a cadeira tulipa foi concebida. Ela poderia ser usada em conjunto com a mesa Saarinen ou não. As peças são individualmente funcionais e bonitas. Saiba mais com o Westwing.

Arquitetura Genial

Eero Saarinen trabalhou como arquiteto com seu pai, Eliel Saarinen, que já era muito conhecido pelos seus projetos e, depois de seu falecimento, seguiu sozinho na arquitetura atuando nos Estados Unidos.
Começou, em 1937, uma sociedade com Charles Eames, outro grande arquiteto, e juntos desenvolveram vários móveis com estilo vanguardista e foram premiados por diversas vezes no MoMA – Museum of Modern Art.

Uma das grandes obras de Saarinen foi a cadeira Tulipa que foi criada em 1956 com uma ideia bem futurista. Seu desejo era eliminar as pernas dos móveis da cozinha e seu grande sucesso nesta nova empreitada se deu com a mesa Saarinen e a cadeira Tulipa. Elas tinham um design diferenciado e original – imagine dar de cara com uma cadeira sem pernas em plena década de 1950, quando tudo ainda era tão tradicional – um projeto ousado, mas que deu tão certo que até hoje ela é símbolo de sofisticação.

Por Dentro da Cadeira Tulipa

Em conjunto com a mesa Saarinen, o objetivo da concepção da cadeira tulipa era que a mesa pudesse ter o máximo de aproveitamento com o maior número de cadeiras. A produção da cadeira Tulipa que tinha entre seus materiais fibra de vidro moldado, trouxe uma grande evolução para o uso dos materiais na decoração nos anos 1950. A cadeira Tulipa chamou a atenção quando esteve no cenário da série Star Trek, ganhando assim visibilidade mundial.

A cadeira Tulipa tem traços minimalistas e pode decorar ambientes mais contemporâneos ou clássicos. Ideal para quem preza por conforto e estilo.

Próximas campanhas