Cadeira Thonet

Cadeira Thonet

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeira Thonet

O tempo é inabalável e pode vencer a tudo e todos – exceto, talvez, pelas memórias vívidas no esforço de serem mantidas no imaginário popular. Desse empenho nascem as histórias que, de geração em geração, são transmitidas e levadas às gerações seguintes. O boca a boca mantém viva a história, bem como as inspirações de outrora aplicadas nas modernidades do dia a dia.

E um caso emblemático que dá mais riqueza à história da decoração e design de interiores é o das cadeiras Thonet, cuja modelagem foi a primeira a passar por uma produção em massa, na cidade de Viena, na Áustria. E pode-se tirar interessantíssimas lições de história – e inspirações decorativas – com o especial que o Westwing preparou sobre esse item de conforto e estilo que já soma mais de um século e meio de sucesso. Inspire-se, conosco, nas glórias do passado!

A Produção da Cadeira Thonet

Alemão, mas com presença maciça na Áustria, Michael Thonet (1796 – 1871) desenvolveu a sua carreira no ramo de construção de móveis, onde conseguiu, sem grandes pretensões, produzir uma série de cadeiras baratas e que, com o tempo, evoluiu em um furor de exportações e imitações futuras.

O resultado foi o irrefreável sucesso da da cadeira Thonet mundo afora, e que, hoje, faz parte de um repertório popular de móveis antigos ou repaginados em uma estrutura moderna para compor o ambiente de casas e estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares.

A Cadeira Thonet Através das Décadas

Talvez, Michael Thonet nunca contasse com a repercussão de uma cadeira com design simplificado, mas funcional e econômica. As características marcantes do modelo 214 – que foi como ficou conhecida a notória mobília – ficam por conta do assento em palha e da madeira envergada em seu encosto vazado.

Com o tempo, vieram modelagens diferentes, assentos em materiais distintos e aplicações para todos os gostos e estilos decorativos. Mas, de filmes a residências e comércios, o modelo clássico é o predominante para exaltar a sofisticação de um produto que venceu as barreiras do tempo e, até hoje, se põe à mesa tal qual foi posta, pela primeira vez, há mais de 150 anos.

Em estilos retrô ou moderno, na cozinha ou na sala de jantar, as cadeiras Thonet resgatam períodos históricos e abrem novas brechas temporais para se inserirem, harmoniosas e com sutileza, na composição que você tem em mente para o seu lar ou estabelecimento. Confira, no Westwing, como reinventar utilidades para os clássicos do mobiliário mundial!

Próximas campanhas