Cadeira Provençal

Cadeira Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeira Provençal

Ares de campo, delicadeza, clima romântico e bons toques de nobreza são as características que mais definem a decoração provençal, que resgata os adornos e móveis usados na França do século XVII, criados por artesãos com o objetivo de reproduzir as mobílias nobres, cheias de detalhes e sofisticação, e vendê-las à população mais simples da cidade. Uma das peças que mais marcam esse estilo decorativo, indispensáveis aos ambientes que o adotam, é a cadeira provençal.

A beleza campestre das famosas plantações de lavanda e o encanto das paisagens e suntuosas edificações que sempre circundaram a poética Provença podem ser sutilmente percebidos nas minúcias de uma cadeira provençal, desde as formas clássicas com que ela é projetada, até suas cores e estampas. Por isso, muitos padrões estéticos são formados com o seu uso. Aprenda com o Westwing como compor o décor e dar um traço lírico à sua casa com uma cadeira provençal!

TIPOS E MATERIAIS DA CADEIRA PROVENÇAL

Quando falamos nela, logo nos lembramos daquelas cadeiras suntuosas e, ao mesmo tempo, delicadas que ilustram os cômodos de realezas europeias com seu ar luxuoso. Mas, quais são os materiais responsáveis por dar essa forma a uma cadeira provençal? As três matérias-primas básicas são madeira, MDF ou ferro.

Se composta pelas duas primeiras, a peça tem como principal característica a pátina, efeito que oferece ao móvel um charme bucólico bem particular. Quando de ferro, suas linhas são finas e tênues e podem apresentar a cor aparente do material, o que confere um estilo mais leve e gracioso à mobília.

AS TONALIDADES DA CADEIRA PROVENÇAL

Todos os seus materiais levam tons neutros e sutis, com paleta que varia entre branco, turquesa, verde, rosa e azul claros. Dentre as estampas, as mais encontradas são de flores e listras finas que, misturadas às nuances pastel, criam o perfil feminino, marca não só das cadeiras provençais, como das namoradeiras e poltronas deste estilo.

Independentemente de cor e tipo, a peça também existe no modelo infantil, lindas e encantadoras! Já os modelos com acabamento ainda mais rústico e “gasto”, além de tons de azul, creme e marrom, são os ideais aos cômodos masculinos.

IDEIAS DE DECORAÇÃO COM CADEIRA PROVENÇAL

Jardim, sala de jantar e estar, quarto de casal e closet são os ambientes que mais aceitam a cadeira provençal. Quando composta em um desses cômodos, harmoniza com os demais móveis e adereços. Rústico e shabby chic são os estilos mais formados com o seu uso; para o primeiro, uma boa sugestão é dispor um modelo de madeira maciça entalhada de pátina branca e estofado floral no canto de um quarto de casal ou sala de estar, por exemplo, ou até em frente à penteadeira vitoriana do closet. Se a preferência for pelo estilo shabby, uma cadeira provençal de ferro no jardim ou uma composição delas ao redor da mesa na sala de jantar fica um charme!

Próximas campanhas