Cadeira Formiga

Cadeira Formiga

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCadeira Formiga

A cadeira formiga – ou cadeira Ant, como é conhecida fora do Brasil - é uma cadeira clássica e talvez icônica do design dos tempos modernos. A cadeira Formiga teve seu projeto concluído em 1952, por Arne Jacobsen.  A principal finalidade para esta, além de decorar o ambiente, atrelando funcionalidade, leveza e modernidade, era para uso no meio industrial. A cadeira Formiga hoje, então, tem uma função muito simples: tornar seu ambiente muito mais atraente e inspirador!

No Westwing você encontra muitas outras cadeiras, dicas para harmonizá-las com a cadeira Formiga e considerações gerais sobre decoração e inspiração. Saiba mais sobre a cadeira Formiga – que deu origem a outros modelos de cadeiras que vemos hoje e é referência de design, uso de cores, variação de materiais e projetos que prezam por estabilidade, versatilidade e facilidade de armazenamento. Descubra aqui tudo que precisa saber sobre cadeiras e decoração!

Cadeira Formiga – o início como Cadeira Ant

Criação de Arn Jacobsen e produzida pela empresa chamada Fritz Hansen, a cadeira Formiga foi originalmente desenhada para compor uma copa da indústria farmacêutica da Dinamarca, chamada New Nordisk. A ideia era que elas tivessem linhas simples, ao mesmo tempo em que fossem atraentes, diferenciadas e também empilháveis. A solução dada por Jacobensen foi um design muito parecido com este que temos hoje para a cadeira Formiga.
A cadeira Formiga possuía, tal como hoje, o assento e o encosto formando uma única peça, dobrada e posta sobre um tripé. Deste modo ela atendia aos pré-requisitos que envolvia leveza, estabilidade, e redução quase que completa dos embaraços nos pés daqueles que sentavam nela com os pés da própria cadeira Formiga. Este assento moldado era feito em plástico (até porque, para uma indústria farmacêutica, o ideal era que se barateasse o processo e o material, desde que a cadeira Formiga continuasse eficaz), e a primeira produção era de somente 300 peças.

A cadeira Formiga com o passar dos anos

Posteriormente esta cadeira Formiga foi novamente planejada, com algumas mudanças no assento que conferiu o nome popular para a cadeira e a substituição do plástico das três pernas pelo tubular aço, em quatro patas. Foi feito isso justamente porque depois de sua primeira aparição fora da indústria, no aniversário de 80 anos da Fritz Hansen (1952), se mostrou muito popular. Três meses depois estava na mostra de primavera do Museu Dinamarquês de Arte Decorativa – o Danish Museum of Decorative ArtCadeira Formiga
Hoje são muitas marcas que fabricam cadeiras que fazem referência a este histórico projeto – e você pode ter uma delas conferindo as atualizações do Westwing. Inspire-se e torne da sua casa uma extensão dos seus encantamentos!

Próximas campanhas