Caçarola de Ferro

Caçarola de Ferro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCaçarola de Ferro

Algumas utilidades domésticas acabam virando tradição em nossas casas e passam de geração em geração. É o caso da caçarola de ferro. Você provavelmente já viu uma dessas na casa de algum parente e, com certeza, já se deparou com alguma delas em restaurantes ou cozinhas industriais. Funcional e muito charmosa, a caçarola de ferro virou um clássico do paneleiro de qualquer lugar, e permanece como um xodó na cozinha doméstica de muita gente. 

Muitos restaurantes que querem passar a ideia de comida caseira e tradicional utilizam o apelo da caçarola de ferro para embelezar suas cozinhas. Além disso, são velhas conhecidas por sua durabilidade, resistência e praticidade na hora de realizar receitas. Com seu ar tradicional e muito típico de cozinhas do interior, a caçarola de ferro é o item que falta para completar sua cozinha de forma prática e bonita. O Westwing mostra, para você, os motivos!

Caçarola de Ferro: Cozinha Tradicional

A caçarola de ferro é um item que respira tradição. Por ter sido uma das primeiras panelas utilizadas na cozinha, são esteticamente charmosas e trazem consigo o charme das fazendas e cidades interioranas. Uma curiosidade sobre esse item foi o seu uso como combate à anemia em crianças, já que os modelos mais antigos, que não possuem revestimento, transmitem as propriedades do elemento químico para os alimentos preparados e armazenados em seu interior e, com isso, auxiliavam no tratamento da doença.

Suas vantagens, porém, vão além de um visual simpático e propriedades químicas. A caçarola de ferro é uma ótima opção para servir pratos em buffets, por possuir ótima capacidade de reter e conduzir calor de forma uniforme. Por isso, é muito comum vê-las em restaurantes, principalmente os que desejam unir sabores tradicionais, funcionalidade e um visual típico de casas de campo.

A caçarola de ferro também é ótima para a preparação de alimentos que exigem um longo tempo de cozimento, já que o ferro fundido emite calor constante e uniforme. Com a caçarola de ferro, receitas como a feijoada, ensopados e o tradicional picadinho ficarão ainda mais apetitosos. 

Caçarola de Ferro: Cuidados Especiais

São muitos os tipos de caçarola de ferro disponíveis no mercado. A tradicional caçarola oval com alça, modelos com tampa de vidro ou de ferro em diferentes tamanhos e para todas as necessidades. É possível ainda encontrar a caçarola de ferro em conjuntos de panelas de ferro fundido, com chapa para carnes e outras utilidades domésticas incluídas no jogo.

No entanto, utilizar a caçarola de ferro exige alguns cuidados específicos para sua manutenção, começando pela limpeza. Para lavar a caçarola de ferro, utilize sabão neutro, preferencialmente em barra, para evitar que a superfície porosa do utensílio retenha resíduos de detergente líquido. Evite o uso de esponjas abrasivas que retiram o revestimento protetor da caçarola de ferro. Com o tempo, a camada protetora aplicada na fabricação será substituída por uma camada natural.

Importante lembrar que o ferro é um material que pode oxidar e, portanto, é muito importante secar qualquer utensílio de ferro após seu uso e lavagem. Para isso, esquente a caçarola de ferro ao fogo por alguns instantes até que toda a umidade decorrente da lavagem evapore e, em seguida, guarde-a em local seco e arejado. Inspire-se com as dicas do Westwing!
 

Próximas campanhas