Cabeceira Patchwork

Cabeceira Patchwork

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCabeceira Patchwork

O patchwork é uma forma de costura com retalhos nascida há centenas de anos. Atualmente, a técnica é muito difundida e popular em diversas casas modernas, podendo ser utilizada das formas mais criativas e em diversas cores, como é o caso da cabeceira patchwork. Pronta para dar um ar bucólico e um toque colorido para o quarto, a cabeceira patchwork é ideal para criar ambientes aconchegantes e noites de sono agradáveis.

A cabeceira patchwork é ideal para quem deseja transformar o visual do quarto de maneira fácil, sofisticada e cheia de personalidade. O patchwork cria um efeito incrível na decoração, propício a noites de muito charme e tranquilidade. Quer saber tudo sobre a cabeceira patchwork e ainda aprender como fazer a sua? Então fique atento às dicas que o Westwing traz exclusivamente para você e seu lar! Confira e inspire-se!

Como Fazer uma Cabeceira Patchwork

Uma das principais características da cabeceira patchwork é sua origem artesanal e sustentável, por ser feita com retalhos e sobras de tecido que poderiam ser descartados. Pensando nisso, que tal fazer você mesmo sua cabeceira patchwork? É muito mais simples do que você imagina!

Primeiramente é necessário ter ou comprar retalhos de tecidos de diferentes tamanhos, estampas e cores. A escolha das cores e estampas fica a seu gosto, sendo que você pode optar por criar uma cabeceira patchwork multicolorida ou escolher apenas uma ou duas cores e utilizar tonalidades diversas destas. Na dúvida, coloque os retalhos lado a lado para ver se criam o efeito que você deseja.

Além dos retalhos, você precisará de espuma, que ajudará a criar um efeito de relevo, e uma chapa de MDF, para servir de base. A quantidade de espuma e o tamanho da placa dependera do modelo de cama onde você deseja colocar a cabeceira patchwork. Confira nosso passo-a-passo.

  1. Meça as dimensões da cama e calcule a quantidade necessária de espuma e tecido.
  2. Recorte a espuma em pedaços quadrados iguais.
  3. Corte os retalhos usando os pedaços de espuma como base, porém deixe 10 cm nas laterais para colar.
  4. Use cola quente para colar as bordas do tecido na espuma. O retalho deve ficar bem rente.
  5. Repita isso com todos as espumas e retalhos necessários para preencher a placa.
  6. Passe cola de contato na placa de MDF.
  7. Cole as espumas com retalhos como se fosse um quebra-cabeça, sempre alternando cores e estampas.

Sua cabeceira patchwork está pronta! Para fixá-la na parede, utilize buchas e parafusos.

Decoração com a Cabeceira Patchwork

A decoração de quarto com cabeceira patchwork é única, visto que devido a seu processo de fabricação, você não encontra uma combinação de estampas igual a outra. As cabeceiras patchwork são ideais para criar contraste e proporcionar aconchego em espaços modernos, ou se integrar e criar mais nuances de décor em ambientes clássicos.

A cabeceira patchwork pode dar mais cor a quartos neutros ou ter destaque em composições coloridas, é só saber harmonizar e deixar sua criatividade fluir!

Próximas campanhas