Cabeceira Clássica

Cabeceira Clássica

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraCabeceira Clássica

Mesmo com as camas atuais, box e sem apoio para a cabeça, nada como uma cabeceira para dar acabamento ao móvel e estilo ao quarto, não é mesmo?! Hoje o que não faltam são versões para agradar e combinar com o dormitório: têm as DIY criadas pelo morador, as estofadas, de madeira, pallet, couro, em formato de nicho etc. Mas uma em especial, que nunca sai de moda e continua a cativar, é a cabeceira clássica.

Como o próprio nome sugere, a cabeceira clássica conta com os mesmos traços de uma cabeceira antiga ou greco-romana: linhas curvilíneas, desenhos coloniais e muita elegância. Decorativa, confortável e uma espécie de protetor para quando a pessoa usa a cama, ela ajuda a deixar o quarto mais aconchegante e sofisticado. Se você pensa em decorar sua cama com uma cabeceira clássica, aposte nas dicas e modelos do Westwing e garanta tradição ao seu cantinho!

Qualidades de uma cabeceira clássica

Também chamada de cabeceira Luiz XV por suas linhas imperiais e suntuosas, a cabeceira clássica tem como características principais o acabamento entalhado ou trabalhado em desenhos de arabescos, coroas e flores de lis, o estofado com capitonê e a dimensão mais alta que a dos demais modelos de cabeceira.

A base da cabeceira clássica costuma ser de MDF, MDP ou madeira maciça do tipo carvalho, mogno e ipê, com ou sem estofado em veludo, camurça, couro ou linho de diversas cores. Imponente e robusta, ela conta com acabamento em pintura metalizada dourada, prateada ou branca, efeito pátina fosco, laca brilhante, envernizado ou natural com a matéria-prima aparente/rústica.

Outra opção de cabeceira clássica, não tão comum, mas também encontrada em lojas especializadas em móveis e decoração, é a cabeceira clássica de ferro. Mais delicada e com traços leves, ela é menos majestosa que a versão de madeira, no entanto, suas linhas também são curvas e bastante desenhadas, algumas com detalhes de pequenas flores e folhas.

A cabeceira clássica na decoração do quarto

Esteja ela presente em uma cama clássica ou aplicada em uma cama box, mais atual para um quarto moderno e contemporâneo, a cabeceira clássica é capaz de criar um novo padrão estético e conferir ao cômodo um clima sofisticado e, por vezes, luxuoso. Para usá-la, a dica é apostar em cores neutras nos revestimentos de teto, chão e paredes, além de dispor de móveis e objetos decorativos do mesmo estilo.

Destes, uma cortina vitoriana; almofadas com estampas antigas; poltrona, criado-mudo e cômoda coloniais; além de um abajur clássico são alguns dos elementos indicados. Outra sugestão para o uso da cabeceira clássica no dormitório é não exagerar na quantidade de acessórios e adereços, evitando deixar o ambiente carregado e visualmente cansativo.

Adesivos de cabeceira clássica

Sim, eles existem! E são a mais nova opção para quem quer mudar o visual do quarto sem ter que necessariamente adquirir uma cabeceira clássica ou cama nova. Prático, simples de usar e existente em inúmeros modelos, o adesivo de parede de cabeceira clássica tem os mesmos contornos do móvel original e pode ser facilmente colado acima de uma cama box ou cama sem encosto, reproduzindo a peça com perfeição.

Agora, basta definir o tipo de cabeceira clássica ideal para o seu caso e dar ao quarto um décor tradicional, cheio de charme, elegância e estilo!

Próximas campanhas