Bromélia: Tudo que você precisa saber sobre essa planta exótica

A bromélia é uma flor popular para cultivo, seja para a decoração do seu jardim ou varandas e ambientes com pouca luz. São diversas as vantagens de cultivá-la. Além ter um aroma peculiar e extravasar beleza em suas cores, é uma flor muito resistente. Possuindo mais de três mil espécies diferentes catalogadas – entre elas, mais de 40% são nativas do Brasil.

Bromélia: Tudo que você precisa saber sobre essa planta exótica | westwing.com.br

Fonte: Unsplash

Isso explica, parcialmente, o sucesso das bromélias no país. Outros benefícios incluem facilidade em mantê-la florida. Bem como, as composições decorativas que ela pode proporcionar com suas cores e pétalas desabrochadas e na preferência da flor em se apoiar sobre árvores e outras plantas, tornando-a ainda mais versátil. 

Compre agora com até 70% off:

Confira os encantos da bromélia e algumas dicas pontuais para mantê-la bela e sadia no seu jardim verdejante neste especial da Westwing. Inspire-se conosco!

flor rosada em seu caule
Conheça as diferentes espécies de bromélias e suas características. Fonte: Pixabay

Características da Bromélia

A flor bromélia é uma planta que pertence à família Bromeliaceae, e é nativa de regiões tropicais da América Central e do Sul. Ela possui uma grande variedade de espécies, com tamanhos, formas, texturas e cores diferentes, o que a torna uma opção versátil para a decoração. Algumas características comuns da bromélia imperial e outras incluem:

  • Folhas duras e pontiagudas, em formato de roseta;
  • Flores com cores vibrantes, que variam do vermelho ao amarelo, rosa, laranja, branco e até mesmo verde;
  • Algumas espécies possuem espinhos nas folhas, enquanto outras têm folhagens suaves ao toque;
  • As Bromélias são plantas epífitas, ou seja, elas não precisam de solo para crescer. Elas podem ser encontradas em árvores, pedras e até mesmo em objetos decorativos, como vasos e cachepôs.

Tipos de Bromélia

Existem centenas de espécies de Bromélias, cada uma com suas próprias características e necessidades. Algumas das mais comuns incluem:

flor bromélia vermelha para decorar
Uma opção sustentável e elegante para a decoração da sua casa. Fonte: Unsplash
  • Aechmea: com suas flores em forma de cacho, é uma das mais populares para a decoração de interiores;
  • Guzmania: com suas flores vermelhas e brácteas (folhas modificadas) verdes, é uma opção vibrante e exótica;
  • Neoregelia: as bromélias de sol têm suas folhas manchadas de vermelho, rosa, verde e branco, é uma opção colorida e fácil de cuidar;
  • Tillandsia: também conhecida como “planta aérea”, cresce sem solo e pode ser encontrada em objetos decorativos, como móveis e esculturas.

Dicas de plantio e cultivo da bromélia

A seguir, selecionamos algumas dicas de cuidados para se tomar com a sua bromélia:

  • Não troque a água dos vasos das bromélias, apenas acrescente, quando necessário, mas nunca na base da planta.
  • Regue de três a quatro vezes por semana, no verão, e de uma a duas, no inverno.
  • Ao podar, retire somente as folhas secas.
  • Excessos, na adubação, são perigosos, principalmente de fósforo e boro.

Com as dicas da Westwing, fica mais fácil adaptar a sua bromélia à decoração do lar, deixando o jardim, a varanda e os vasos internos muito mais vistosos. Aprenda os segredos dessa versátil flor e reinvente as cores da sua decoração de maneira muito natural!

bromaliace vermelha para plantar no jardim
Aprenda a cuidar das suas bromélias e deixe-as ainda mais exuberantes. Fonte: Unsplash

Como cuidar da planta

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Bromélia, é hora de aprender como cuidar dela para garantir que ela cresça forte e saudável. Algumas dicas importantes incluem:

  • Luz: quando pensar se bromélia gosta de sol ou sombra, lembre-ser ela gosta de luz, mas não pode ficar exposta diretamente ao sol. Opte por um local com luz indireta ou com uma tela de sombreamento. Algumas são bromélias de sol e outras bromélias de sombra, é preciso se atentar as necessidades;
  • Água: a rega da Bromélia deve ser feita diretamente no centro da roseta de folhas, evitando que a água fique acumulada nas raízes. Regue a planta uma vez por semana durante o verão e a primavera, e a cada duas semanas no outono e inverno;
  • Adubação: adube a Bromélia a cada três meses, utilizando um fertilizante específico para plantas epífitas;
  • Transplante: a Bromélia não precisa ser transplantada com frequência, mas se você perceber que ela está ficando muito grande para o vaso, pode replantá-la em um recipiente maior.

Com essas dicas simples, você pode ter certeza de que sua plantinha será saudável e bonita por muito tempo.

A sua decoração com as bromélias

Decorar com essa planta é uma tarefa cheia de possibilidades para quem gosta de aplicar ideias simples e criativas para remodelar o ambiente. Principalmente porque essa flor, cheia das cores do verão, é versátil e se acomoda facilmente a uma série de estilos decorativos. Que tal experimentar?

decore sua casa usando bromélias
Decore sua casa com as incríveis bromélias. Fonte: Pexels

Por serem tão distintas entre si, em suas milhares de espécies, é possível encontrar bromélias que tolerem melhor o frio, enquanto outras se adaptam melhor a climas quentes e úmidos. Assim, é possível criar composições genéricas e específicas em todas as épocas do ano usando a bromélia.

A versatilidade da flor fica ainda mais evidente através do trabalho de especialistas em botânica espalhados em todo o mundo. Muitos profissionais e empresas, como a holandesa Bromélia brigada, se dedicam exclusivamente ao cruzamento de bromélias para a aquisição plantas floridas que surpreendem pela beleza e exuberância.

Flores da espécie nos ambientes internos

Ao descobrir qual planta se adapta melhor às condições do seu lar, invista nas composições ousadas ou mais discretas, de acordo com o seu bom gosto. A bromélia pode fazer presença vistosa em vasos grandes ou pequenos, colocadas sobre mesas de centro, por exemplo, ou como enfeite de canto.

Ao escolher o local para colocar sua planta, é fundamental escolher uma área ensolarada e arejada para garantir a sua sobrevivência. Se isso não for possível, certifique-se de levar os vasos para uma área onde possam tomar banho de sol ao menos uma vez por dia

Jardim com bromélias

No jardim, algumas espécies da flor tendem a se avizinhar aos troncos de árvores. Essa característica da espécie gera uma pluralidade de cores interessante, que pode ajudar em novas ideias para a composição de um ambiente externo, incluindo paisagem natural, móveis e outros elementos decorativos.

 jardim de bromélias vermelhas e saudáveis
Um jardim com bromélia ganha personalidade. Fonte: Freepik

A bromélia tem o jeitinho do verão e, por isso, as cores da estação combinam com a flor, que possui um estilo todo ornamentado, quando floresce naturalmente, em ambientes amplos e externos. Por isso, vale apostar na bromélia para criar novos elementos para o seu lar, que só tem a se beneficiar, visualmente e aromaticamente, com ela.

Confira a tour por um jardim e se inspire: