Bromélia

Bromélia

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBromélia

A bromélia é uma flor popular para o plantio e cultivo, seja para a decoração do seu jardim, de áreas internas do lar ou varandas e ambientes com pouca luz. São diversas as vantagens de cultivá-la. Além de transmitir um aroma peculiar e extravasar beleza em suas cores, é uma flor muito resistente e de variedade ímpar, possuindo mais de três mil espécies diferentes catalogadas – entre elas, mais de 40% são nativas do Brasil.

Isso explica, parcialmente, o sucesso da bromélia no país. Outros benefícios incluem facilidade em mantê-la florida, as composições decorativas que ela pode proporcionar com suas cores e pétalas desabrochadas e na preferência da flor em se apoiar sobre árvores e outras plantas, tornando-a ainda mais versátil. Confira os encantos da bromélia e algumas dicas pontuais para mantê-la bela e sadia no seu jardim verdejante neste especial do Westwing. Inspire-se conosco!

A sua decoração com a bromélia

Decorar com a bromélia é uma tarefa cheia de possibilidades para quem gosta de aplicar ideias simples e criativas para remodelar o ambiente. Principalmente porque essa flor, cheia das cores do verão, é versátil e se acomoda facilmente a uma série de estilos decorativos. Que tal experimentar?

Por serem tão distintas entre si, em suas milhares de espécies, é possível encontrar bromélias que tolerem melhor o frio, enquanto outras se adaptam melhor a climas quentes e úmidos. Assim, é possível criar composições genéricas e específicas em todas as épocas do ano fazendo uso da bromélia.

A versatilidade da flor fica ainda mais evidente através do trabalho de especialistas em botânica espalhados em todo o mundo. Muitos profissionais e empresas como a holandesa Bromélia brigada, se dedicam exclusivamente ao cruzamento de bromélias para a aquisição plantas floridas que surpreendem pela beleza e exuberância.

Bromélias nos ambientes internos

Ao descobrir qual planta se adapta melhor às condições do seu lar, invista nas composições ousadas ou mais discretas, de acordo com o seu bom gosto. A bromélia pode fazer presença vistosa em vasos grandes ou pequenos, colocadas sobre mesas de centro, por exemplo, ou como enfeite de canto.

Ao escolher o local para colocar sua planta, é fundamental escolher uma área ensolarada e arejada para garantir a sua sobrevivência. Se isso não for possível, certifique-se de levar os vasos para uma área onde possam tomar banho de sol ao menos uma vez por dia

Jardim com bromélias

No jardim, algumas espécies da flor tendem a se avizinhar aos troncos de árvores. Essa característica da espécie gera uma pluralidade de cores interessante, que pode ajudar em novas ideias para a composição de um ambiente externo, incluindo paisagem natural, móveis e outros elementos decorativos.

A bromélia tem o jeitinho do verão e, por isso, as cores da estação combinam com a flor, que possui um estilo todo ornamentado, quando floresce naturalmente, em ambientes amplos e externos. Por isso, vale apostar na bromélia para criar novos elementos para o seu lar, que só tem a se beneficiar, visualmente e aromaticamente, com ela.

Bromélia

Dicas de plantio e cultivo da bromélia

A seguir, selecionamos algumas dicas de cuidados para se tomar com a sua bromélia:

  • Não troque a água dos vasos das bromélias, apenas acrescente, quando necessário, mas nunca na base da planta.
  • Regue de três a quatro vezes por semana, no verão, e de uma a duas, no inverno.
  • Ao podar, retire somente as folhas secas.
  • Excessos, na adubação, são perigosos, principalmente de fósforo e boro.

Com as dicas do Westwing, fica mais fácil adaptar a sua bromélia à decoração do lar, deixando o jardim, a varanda e os vasos internos muito mais vistosos. Aprenda os segredos dessa versátil flor e reinvente as cores da sua decoração de maneira muito natural!

Próximas campanhas