Bricolagem

Bricolagem

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBricolagem

Especialistas em suas áreas de atuação podem ser os melhores no que fazem, produzindo muito mais em menos tempo, trazendo um toque de profissionalismo tanto em pequenos projetos quando em obras suntuosas que demandam tempo e disposição para atingir o seu objetivo. Mas, na contramão da ideia, o amadorismo pode trazer uma elegância que as hábeis mãos especialistas dificilmente dariam e trariam o mesmo resultado e satisfação pessoal. Quem já ouviu falar em bricolagem?

Bricolagem – ou bricolage – é uma atividade na qual você assume o protagonismo na condução de um projeto, dispensando, assim, a contratação do serviço de mão de obra especializada. A origem da palavra é francesa e neste especial do Westwing vamos nos aprofundar no significado de bricolagem, seu uso e as tendências mais ousadas e significativas para reinventar o lar. Por isso, inspire-se em nossas ideias e amplie o vocabulário – e charme do lar – com a bricolagem.

O que é Bricolagem?

Se bricolagem é uma palavra que soa recente no seu repertório, aficionados por decoração e pequenas reformas já devem ter ouvido o termo menos recentemente. Difundido amplamente nos Estados Unidos, o do it yourself (“faça você mesmo”, em tradução livre) ganhou força em meados de década de 1950 após o encarecimento de uma mão-de-obra especializada.

Por conta disso, as pessoas saíram em defesa do seu próprio lar, buscando, elas mesmas, trazer o resultado que apenas o serviço profissional visava oferecer. E o sucesso dessa empreitada foi complementado por marcas dos mais variados segmentos que passaram a encorajar as mudanças feitas com as próprias mãos, oferecendo materiais e serviços fáceis de realizar, com resultados semelhantes aos proporcionados pela mão de obra especializada.

E a bricolagem pode ser aplicada em cada pequena coisa do dia a dia, todos os dias. Quem nunca improvisou um ingrediente na falta de outro ao preparar aquela receita personalizada? Ou aparou uma borda aqui, trouxe uma tonalidade nova de tinta a mais ali e deu novos usos a itens que pareciam ter um propósito, apenas? São exemplos claros de bricolagem. Logo, percebe-se que existem diferentes níveis de dificuldade e exigência ao assumir o protagonismo de um projeto.

Bricolagem

Como Praticar a Bricolagem em Casa

No lar, a prática de bricolagem é tão extensa quanto infinita, se pensarmos que cada pessoa pode trazer uma nuance completamente distinta em um mesmo projeto já feito e refeito por tantas outras pessoas.

É o caso de porta-retratos personalizados, por exemplo, que, por mais que possuam uma série de tutoriais ensinando a fazer o seu, há quem possua ideias únicas que dão mais identidade ao item decorativo. A decoração com pôsteres é outra ideia de bricolagem aplicada na decoração do lar.

Na cozinha, além da utilização de ingredientes distintos para a preparação de receitas comuns no cotidiano, é possível aplicar a bricolagem para decorar o cômodo, como transformar a geladeira antiga em um modelo personalizado e retrô, entre outras ideias.

Invista na satisfação de usar, habitualmente, a bricolagem no seu vocabulário e, ainda melhor, na composição do lar, aproveitando as dicas do Westwing! Inspire-se!

Próximas campanhas