Boudoir

Boudoir

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBoudoir

Boudoir é uma palavra francesa usada para designar o quarto de vestir usado pela corte francesa. Na decoração, no entanto, esse termo representa uma das propostas mais em alta nos dias de hoje, pois mescla a tendência romântica e sensual na medida exata, compondo um ambiente com muita renda, cetim, tecidos moles e de toque suave, assim como as cores e os acessórios, todos delicados.

O boudoir aplica, de forma charmosa e elegante, tons de rosa, nude, cinza e um pouco de preto. Pérolas, flores delicadas e lacinhos ajudam a compor esse estilo, muito utilizado em quartos e em salas de estar. Essencialmente feminino, o boudoir inspira mulheres e garotas por todo o mundo. Afinal, quem não gostaria de ter um quarto de princesa ou rainha só para si? É um sonho de infância que pode ser real!

A composição do boudoir

Para criar um ambiente no estilo boudoir, primeiramente você deve determinar a paleta de cores de todo o quarto. Um boudoir pode ser feito com as cores rosa e branco, vermelho e dourado ou preto e branco, por exemplo. Você deve optar pelos tons mais suaves na parte principal do ambiente. Escolha, por exemplo, o rosa claro ou off-white e, no restante do cômodo, coloque cores de mais destaque como vermelho ou preto. As paredes e acessórios, como roupas de cama, também podem ganhar tecidos com inspiração francesa como toile, veludo, listras verticais, paisley ou floral.

A mobília do boudoir

A mobília que mais combina com o boudoir é a de estilo vitoriano. O ideal é que todos os móveis tenham o maior número de ornamentos, já que a intenção é replicar o rebuscamento dos palácios franceses. Se você preferir utilizar um móvel seu, pinte-o e mude os puxadores para um estilo ornamentado de cristal. Levar móveis delicados, pufes bufantes ou um sofá no estilo capitonê para o ambiente também é uma boa ideia!

A iluminação do boudoir

Um dos pontos altos desse estilo é a iluminação. Nada de luzes muito fortes ou frias. O ideal é apostar em mini lustres, candelabros ou luminárias de parede, que podem ser combinados com espelhos grandes e ornamentados e estátuas, por exemplo. O estilo boudoir fica ainda mais gostoso se o ambiente tiver uma iluminação bem aconchegante. Colocar uma toalhinha ou peça de renda em cima de um abajur também dá um toque especial e cria uma sensação maior de conforto.

O boudoir de ontem e de hoje

O quarto de vestir era um espaço onde, no século XVIII, rainhas e princesas circulavam de lingerie e se vestiam com a ajuda de amas, que as auxiliavam na árdua tarefa de colocar seus vestidos cheios de rendas, camadas de saias, amarrar o corset e escolher as joias. Atualmente, o boudoir representa também uma vertente da fotografia de mulheres. Nela, as imagens são feitas em ambientes claros, quase sempre um quarto, e as modelos posam com uma lingerie provocante e com inúmeros acessórios. Pérolas estão com tudo, além da cinta-liga e da meia arrastão.

Boudoir: inspiração para noivas

Esse estilo, inspirado nas modelos pin-ups do começo do século, é muito utilizado por noivas que pretendem surpreender os futuros maridos. Vestida com uma lingerie lisa, de preferência preta ou vermelha, ela se deixa fotografar em um ambiente íntimo e de forma sensual. Ao contrário das fotos que vemos em revistas, essas não levam retoques de computador, pois o noivo já a conhece da forma que ela é e isso é exaltado no ensaio, que pode durar até quatro horas. O resultado pode ser ainda mais encantamento e paixão antes da tão aguardada cerimônia de casamento!

Próximas campanhas