Bordados Natalinos

Bordados Natalinos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBordados Natalinos

Por si só, o bordado é uma maneira delicada e super decorativa de dar graça e vida a tecidos e diferentes superfícies. Sem contar que proporciona igualmente um toque charmoso e exclusivo, já que sua técnica é 100% artesanal. É também por meio dele, mais especificamente dos bordados natalinos, que a tão conhecida decoração natalina ganha forma e diversas estampas para adornar cada cantinho de casa, seja durante o Natal ou em qualquer outra ocasião.

Esta versatilidade ornamental é possível graças ao amplo número de desenhos criados através dos bordados natalinos, sendo alguns atemporais e comuns a todas as datas. Outra vantagem oferecida pela criação de bordados natalinos é a possibilidade de presentear com lembranças graciosas e personalizadas. Se você é admirador de trabalhos feitos com bordados natalinos e pensa em tê-los em casa ou dá-los como mimo a alguém especial, confira este artigo do Westwing sobre o tema!

Bordados Natalinos: da Produção às Características

Os bordados natalinos dão a chance de entrarmos em contato com uma experiência decorativa única: a de criarmos adornos e presentes de forma simples, sem grandes custos e ainda com um toque personalizado e original. O melhor é que a técnica é voltada para qualquer idade, gênero, estilo e ambiente!

Quanto aos processos, os bordados natalinos podem ser criados com o uso de dois métodos manuais super conhecidos: o ponto cruz e o ponto vagonite. O primeiro deve ser feito com meada própria, enquanto o segundo pode usar qualquer tipo de linha. Para ambos, a agulha sem ponta é a mais indicada, sendo o tecido etamine ideal por suas tramas e quadriculados.

Tanto as técnicas dos pontos, quanto os gráficos com os desenhos dos bordados natalinos podem ser facilmente acessados em sites de artesanato, de forma rápida e gratuita, ou em revistas especializadas. Dentre as figuras e ilustrações de bordados natalinos mais comuns estão: Papai Noel e seu chapéu, árvore de Natal, renas, anjos, boneco de neve, velas e laços, meia de Natal, sinos, guirlandas, estrelas e embrulhos de presente.

Também é possível encontrar bordados natalinos com o tema estampado em personagens de desenho animado, como Mickey e diferentes ursinhos; em frases do tipo Merry Christmas ou Feliz Natal; apenas com os chamados “gráficos sofisticados”, que lembram lindos tribais; ou com motivos de arranjos natalinos.

Onde Usar Bordados Natalinos?

Como decoração, o uso mais comum e útil dos bordados natalinos é na cozinha, sala de jantar, banheiro e lavabo. Isso porque este tipo de trabalho pode ser aplicado em pratos de pano; sousplats; avental; luvas e pegadores; caminhos de mesa; “puxa sacos” de pano; tapetes; jogo de banheiro; e toalhas de mesa, banho e rosto.

Já para a sala de estar ou quarto, os bordados natalinos podem surgir em mantas para o sofá e cama ou, ainda, em graciosas capas para as almofadas. Também é possível emoldurar seus trabalhos feitos com bordados natalinos e transformá-los em lindos quadros bastidores. Nesse caso, os gráficos sofisticados, laços, anjos, sininhos ou paisagens formadas por casa, pinheiros e flocos de neve são super bem-vindos!

Próximas campanhas