Bonsai

Bonsai

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBonsai

O bonsai é uma arte de origem oriental que fascina adeptos em todo o mundo. A atenção, habilidade e paciência necessárias para o cultivo de réplicas de plantas em miniatura produzem diversos benefícios físicos e mentais. Você sabe quais são eles?

As plantas bonsai requerem atenção regular baseada em cuidados como rega, adubagem e poda. O processo de aparar as raízes das réplicas é uma das atividades mais importantes na técnica do bonsai, já que garante o controle do tamanho da planta. Seja para cultivo dentro de casa ou em jardins e quintais, cultivar plantas bonsai é uma forma de dar um toque único e especial à decoração de sua casa, além de ajudar a aliviar sintomas associados ao estresse e ansiedade.

As Origens do Bonsai

A palavra bon-sai é um termo japonês cujo significado literal é plantado em um vaso. Essa forma de arte é derivada de uma técnica chinesa de horticultura ancestral resgatada e desenvolvida sob a influência do zen budismo japonês. A técnica milenar tem como principal objetivo criar miniaturas realísticas de árvores encontradas na natureza. Ao contrário do que muitos imaginam, bonsais não são plantas atrofiadas geneticamente. Na verdade, de um modo geral, qualquer espécie de árvore pode ser transformada em um bonsai.

Como Cuidar de Bonsais

No Brasil, entre as espécies de árvores mais comumente utilizadas no cultivo de bonsai estão a azaléia, a carmona, o ficus, a jaboticaba, a serissa e o ulmus.

O bonsai pode ser adquirido já cultivado, em forma de semente ou de enxerto. Em todos os casos, é fundamental compreender que o bonsai é o fruto da habilidade humana em lidar com a planta. Portanto, em todos os casos, haverá necessidade de dedicação e paciência para que ela sobreviva. As árvores bonsai são um pouco mais delicadas que as comuns devido às especificidades que fazem parte do seu cultivo. No entanto, a manutenção desse tipo de planta envolve cuidados básicos que são comuns a todas as espécies. Os cuidados com o bonsai envolvem regime de rega, fertilização e escolha do local adequado para cultivo.

Rega de Bonsai

A frequência ideal de rega para o bonsai depende de uma ampla gama de fatores incluindo a espécie da árvore em questão, tamanho e clima do local de cultivo. De um modo geral, o ideal é monitorar o solo para que ele nunca fique completamente seco.

Como Podar Bonsais

Podar o bonsai é fundamental para manter a sua forma. Os galhos mais longos enfraquecem os galhos mais finos, já que transferem energia para as extremidades da árvore. Uma maneira de controlar o crescimento de novos brotos é podando o excesso de folhagem com uma tesoura.

O ideal é fazer da poda uma tarefa regular. Especialistas recomendam que ela seja iniciada tão logo a árvore seja adquirida. Muitos estilos de bonsai apresentam um formato triangular. Nesse caso,  qualquer excesso de planta que venha a ultrapassar o formato triangular pode ser controlado através da poda, sempre de modo a inibir o crescimento excessivo da planta.

Fertilização de Bonsais

A adubação regular é uma etapa muito importante do cultivo bonsai. A fertilização garante a reposição dos nutrientes essenciais para uma árvore. Entre as opções de produto, há os fertilizantes destinados especificamente a esse tipo de cultivo. No entanto, produtos comuns também podem ser utilizados desde que os cuidados e instruções de uso sejam observados. Cheque sempre a embalagem do produto e converse com profissionais, para determinar a frequência de fertilização do seu bonsai.

Posição, Temperatura e Luz Solar para o Bonsai

Decidir sobre o lugar certo para colocar a sua árvore é fundamental para a sobrevivência do bonsai. Evite colocar a planta muito perto de fontes de calor como radiadores e televisões. De um modo geral, um cômodo ou local um pouco mais frio é mais adequado que um ambiente quente. Locais como o parapeito de uma janela costuma ser o ideal. Ambientes como a cozinha e o banheiro são ricos em umidade e portanto adequados para o cultivo de bonsai. No entanto, se o cômodo em questão tende a esquentar em demasia ou ficar muito abafado é recomendável considerar outro local.

Benefícios Relacionados ao Cultivo do Bonsai

O cultivo bonsai é para muitos uma forma de terapia que produz benefícios diversos à saúde mental e espiritual. Confira alguns dos principais benefícios que a técnica é capaz de trazer para a vida de quem a pratica:

  1. O cultivo de árvores bonsai como hobby ajuda a apaziguar o estresse.
  2. Bonsais necessitam rega, poda, fertilização e atenção regular. Planejar e executar todas as essas atividades é uma forma de estimular a concentração e a disciplina mental e física.
  3. Ter plantas em casa é uma forma efetiva de manter o ar sempre purificado.
  4. Adeptos dessa arte reportam um grande senso de realização derivado da atividade de cultivar um bonsai até o seu esplendor.

Próximas campanhas