Boneco Samurai

Boneco Samurai

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBoneco Samurai

Kodomo no Hi é um dos feriados nacionais no Japão da Golden Week, ou na tradução para português, como a "semana dourada". Este é um dia celebrar o dia das crianças, porém essa data é reservada principalmente para os meninos e é conhecida como Tango no Sekku, quando as famílias que possuem filhos homens, penduram um boneco samurai nos jardins e quintais das casas junto a flâmulas de carpas - simbolizando a honra e força do filho mais velho - miniatura de armaduras, espadas e cozinham bolos de arroz.

Os bonecos samurais ou bushi, são sinômino de proteção para os japoneses e estão sempre acompanhados das suas espadas. O Westwing separou curiosidades da história sobre os nobres samurais, que são considerados a classe guerreira do Japão e que influenciou diretamente com sabedoria no modo de pensar e de viver do povo japonês até hoje, representado no boneco samurai.

Boneco Samurai: História e Honra

Lealdade, justiça e perfeição são palavras que podem ser associadas aos samurais, por isso o boneco samurai tem tanto significado. Os samurais foram guerreiros feudais e dominaram o país do século VIII até XIX. O termo “samurai” significa “servir e seguir o senhor”. Os samurais lutavam de mãos vazias e eram ótimos cavaleiros com arco e flecha e lanças, mas o mais famoso símbolo samurai e motivo de honra: é a espada.

No começo, a função do samurai era de coletar impostos, mas no século X eles começaram a exercer funções militares. Ser samurai é uma honra social para os orientais, por isso ter um boneco samurai, não é apenas um item decorativo, é preciosíssimo. Há muitos colecionadores de modelos de boneco samurai, que possuem diferentes tamanhos e belíssimas vestimentas tradicionais japonesas confeccionadas especialmente para o boneco samurai. É possível encontrar todos os estilos de boneco samurai, mas muitos possuem desenhos de cerejeira, pois, para os samurais, seria motivo de honra morrer em um campo com pétalas de cerejeira ao vento. Deu para perceber como o boneco samurai carrega muito significado?

O Boneco Samurai e a sua Espada

“A espada é a alma do Samurai”, é uma das frase famosas no Japão e foi dita por Tokugawa Ieyasu. No Japão medieval, a espada era a arma mais utilizada principalmente no início do século XVII, quando aconteciam muitos duelos entre samurais. Em 1588, a espada foi declarada um privilégio exclusivo da classe guerreira, ou seja, somente os samurais poderiam carregá-las, e o boneco samurai não fica de fora.

Podemos observar que um boneco samurai carrega, na maioria das vezes, duas espadas. O boneco samurai leva uma representação da Katana de 60 cm até 90 cm, usada em lutas, e, a menor, Wakizachi de 30cm a 60cm, que são quase que obrigatórias para o boneco samurai. O Tanto é uma faca fina e que ficava escondida, mas era apenas designada ao último nível dos samurais, usada somente em casos de urgência, por isso não é muito encontrada no boneco samurai. Por todos estes significados que o boneco samurai terá sempre a sua espada aliada ao seu corpo.

Os samurais possuem um código de conduta muito valioso para os japoneses. O seu principal lema é “viva o presente sem medo” e, segundo o Modo do Guerreiro, um verdadeiro samurai vive se conhecendo diariamente. Essa é a mensagem do boneco samurai.

Uma história profunda e que com certeza podemos levar aprendizados valiosos e que podem ser lembrados quando olharmos para um boneco samurai. Afinal, para eles nenhum boneco é considerado infantil, mas sim um símbolo histórico e cultural do país.

Próximas campanhas