Boneca Gueixa

Boneca Gueixa

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBoneca Gueixa

No Japão, tudo tem um significado histórico e cultural. A boneca gueixa é um dos símbolos da cultura do país e não apenas um brinquedo para as crianças. O Hinamatsuri, ou festival de boneca gueixa, que acontece no dia 3 de março, é uma festa típica para as meninas japonesas. Tudo começou no período Edo, onde as pessoas acreditavam que as bonecas protegiam os donos e afastavam maus espíritos das casas - a boneca gueixa era como um amuleto.  

A partir daí, a boneca gueixa começou a evoluir e ser feita de argila e depois de porcelana, ganharam cabelos e quimonos típicos japoneses, trazendo um estilo super clássico da boneca gueixa. Gueixa significa "pessoa da arte", pois elas eram mulheres artistas que se maquiavam impecavelmente e usavam lindos adornos japoneses, sendo importantes e grandes influenciadoras na arte japonesa. O Westwing separou curiosidades sobre as mulheres que parecem bonecas e acabaram se tornando uma boneca gueixa.

Boneca Gueixa: Delicadeza x Força

Se você olhar para uma gueixa vai perceber que é inevitável não se encantar. Elas são dotadas de uma beleza delicada e cada movimento parece ter sido ensaiado, de tão precisos que são. As primeiras gueixas, na verdade, foram homens. Os otoko-gueixas, ou artistas masculinos, eram responsáveis por entreter pequenas platéias em festas dançado, cantando, contando histórias ou piadas. Naquela época, a mulher não tinha muita opção, a não ser ajudar o marido na agricultura ou serviços da casa. Como os palcos estavam proibidos para as mulheres, as festas privadas eram os únicos locais onde elas podiam tocar música e dançar. Por isso, surgiram as onna-gueixas, mulheres artistas que faziam entretenimento com apresentações em festas. Agora ficou fácil de entender todo valor de se ter uma boneca gueixa, não é mesmo?

Para Ser uma Gueixa

Para se tornar uma gueixa era preciso ingressar em uma casa onde só viviam gueixas – além de ser necessário ser criança ou adolescente – onde uma ex-gueixa compartilharia de toda a sua sabedoria e a força do poder feminino. As gueixas conversavam sobre os valores da mulher, diferente do que acontecia em todo Japão. As aprendizes (maiko) eram consideradas belas e inteligentes. Lá, elas prendiam sobre arte, cultura japonesa, caligrafia, música, etiqueta, teatro, pintura e todos os movimentos artísticos e culturais imagináveis. As gueixas eram consideradas mulheres independentes da época, pois lutaram pelo seu espaço e lugar na sociedade.

O Valor da Boneca Gueixa

Arte, tradição e delicadeza são as três palavras que podemos colocar para descrever as gueixas. A boneca gueixa marcou tanto a cultura e história japonesa que hoje é colocada ao lado de bonecos samurais, a honra do povo japonês. A boneca gueixa, hoje, é procurada como objeto valioso a ser usado, como item de decoração e honra nos lares. A boneca gueixa pode ser encontrada com diferentes trajes típicos e acessórios: kimonos vermelhos ou pretos com bordados em dourado, leque oriental, bordados florais, pintando ou dançando. A boneca gueixa é feita em todos os estilos e gostos, representando a sua tradição milenar japonesa.

A boneca gueixa simboliza a força da mulher e a luta pelo seu espaço para serem valorizadas, com delicadeza na arte e cultura na sociedade oriental. A gueixa pode parecer quase uma boneca gueixa, mas também são grandes e fortes mulheres guerreiras!

Próximas campanhas