Boneca de Porcelana

Boneca de Porcelana

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBoneca de Porcelana

A história das bonecas não é de hoje, elas começaram a existir provavelmente desde a época da idade média e foram direcionadas como brinquedos infantis no século XVIII. Uma boneca é semelhante a nossa imagem, por isso, muitos acreditam que elas servem para a criança se enxergar nela também como ser humano e aprender como conviver em sociedade. É possível encontrar modelos de todos os materiais: plástico, borracha, vinil, papel e a boneca de porcelana.

A boneca de porcelana acompanhou a história e a evolução do homem. A origem dessa porcelana utilizada para confeccionar as bonecas foi uma descoberta chinesa, que os Europeus tentaram a todo custo descobrir. Depois a boneca de porcelana passou para o Japão onde ganhou roupas sob medida e da cultura japonesa. Se você quer saber a origem e ainda mais sobre a incrível boneca de porcelana e também sobre a porcelana na decoração, confira as informações e inspirações que o Westwing separou para você aqui.

História das Bonecas Antigas e da Boneca de Porcelana

Na época da pré-história as bonecas já existiam para entreter as crianças. Elas eram feitas de madeira, couro e até mesmo palha. No antigo Egito, as bonecas eram colocadas nos túmulos de crianças para que na próxima vida, elas pudessem brincar e ter uma companhia. Na Grécia, as mulheres ao casar, levavam suas bonecas na cerimônia como o fim da sua infância. Mas, foi na Alemanha que as bonecas foram criadas para fins comerciais, e também nesse período que surgiram modelos incríveis de casinha de boneca. Apartir disso, as bonecas só evoluíram de material e valor. Na holanda as bonecas tinham olhos de vidro e cabelos reais. As bonecas passaram de pano, madeira, metal, papel, plástico duro até chegar na boneca de porcelana.

A boneca de porcelana é feita apartir da queima de argila pura e nesse processo, o material acaba ficando mais refinado e delicado. Depois dessa descobertar na China, os Europeus tentaram imitar a porcelana, sem sucesso misturando barro com vidro moído. O modelo de boneca de porcelana mais para frente foi também utilizado em bonecas de biscuit, usando de porcelana branca e fosca. A boneca de porcelana é delicada e dentre os modelos de bonecas antigas, foi a que mais permaneceu e recebeu lindas roupas adequadas a cultura de cada país e cidades. Além da boneca de porcelana servir como um lindo enfeite nos quartos de bebês e crianças, a boneca de porcelana ficou tão simbólica que acabou se tornando uma lembrancinha para crianças quando visitam outros lugares. Aqui no Brasil, a boneca de porcelana é encontrada com trajes típicos Nordestinos e também no Sul com traços mais alemães.

Decoração em Porcelana

A boneca de porcelana era pintada a mão. Com detalhes e maquiagens bem feitas e caprichadas. Essa técnica e paciência era um artesanato para relaxamento para alguns e um trabalho para outros. As porcelanas ganharam muito espaço na decoração. A Holanda é uma das referências nesse assunto, pois incríveis artisitas de objetos de porcelanas saem de lá, com lindíssimas pinturas em pratos, copos, potes e bandejas.

Atualmente as peças de porcelana continuam sendo muito procuradas como utensílio, mas devido a todo o capricho e arte nas porcelanas, elas estão tomando conta das paredes com lindos pratos que são usados como quadros e enfeites. A porcelana é um material delicado, apesar de não ser mais usada com tanta frequência como antigamente na boneca de porcelana, ela nunca sai de moda quando a usamos na decoração e queremos agregar leveza, arte e beleza na nossa casa.

Próximas campanhas