Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBoliche em Casa

O boliche é um esporte muito popular perfeito para noites familiares ou entre grupos de amigos que consiste em derrubar com uma bola pesada uma série de pinos posicionados no fundo de uma pista. Como força e resistência física não são determinantes para a vitória, mas sim a maestria do jogador, é um jogo ótimo para todas as idades, por isso, para quem gosta de se divertir, ter uma pista de boliche em casa é uma boa ideia.

Jogar boliche em casa não precisa ser uma coisa exclusiva aos extremamente ricos, porém é necessário ter um espaço bem amplo. Estas pistas combinam muito bem tanto em um cômodo dedicado somente a elas quanto em salas de jogos e áreas de bar. No Westwing você encontra as soluções mais criativas para reunir seus amigos e familiares em casa com o máximo conforto e elegância. Confira nosso site!

Boliche em Casa: Espaço

Para ter uma pista de boliche em casa é necessário ter um grande espaço vago, pode ser um cômodo inteiro ou uma área não aproveitada. Além do espaço para a pista, pinos e cadeiras também devem ser levados em consideração e, por ser um esporte que pode provocar muito barulho, é indicado que o ambiente seja distante de outras partes da casa, ou mesmo, dos vizinhos. Caso você tenha um amplo porão desocupado, ele pode ser a melhor opção para ter boliche em casa.

Estima-se que para se ter uma pista de boliche em casa completa é necessário gastar em média R$ 90.000, mas é possível reduzir esse valor dispensando alguns equipamentos usados, como o placar eletrônico e o mecanismo de reposição dos pinos, que além de caros, ocupam muito espaço de sua casa.

Como Fazer uma Pista de Boliche em Casa

Algumas empresas possuem modelos prontos de pista de boliche que podem ser construídos para se ter um boliche em casa, porém a grande maioria é customizado às necessidades do cliente. Ainda é possível que você mesmo faça uma pista de boliche em casa, e não é tão complicado quanto parece. Mas, se possível, peça ajuda para um empreiteiro ou marceneiro para agilizar a obra.

Para fazer sua própria pista de boliche você vai precisar de madeira 2x4m, laminado de madeira, madeira compensada com 6mm de espessura, tapetes de borracha e parafusos de convés.

  1. Construa um estrutura para o boliche em casa, calcule seu tamanho para caber no ambiente escolhido. As pistas tem cerca de 1m de largura por no mínimo 10m de comprimento em média. Use pedaços de madeira comum 2x4m com parafusos de convés para o quadro.
  2. Defina a estrutura da pista com vigas transversais horizontais a cada 3m e separe o suporte vertical com cerca de 25cm de largura um do outro, por toda a pista. A estrutura ficará parecida com um grande retângulo, com retângulos menores no seu interior.
  3. Coloque rodapés pouco flexíveis por cima da armação de sua pista de boliche em casa.
  4. Instale o laminado de madeira, para ser a superfície da faixa de rodagem da bola. Prenda o laminado à base com adesivo de construção.
  5. Construa as paredes da área dos pinos com a madeira compensada, apoiando-as sobre uma moldura de 1,2m de comprimento por 75cm de altura. No parte interna das paredes, pendure ou prenda tapetes de borracha para amortecer a queda dos pinos e da bola.
  6. Monte canaletas, largas e profundas o suficiente para caber uma bola de boliche, nas duas laterais da pista e em toda sua extensão.
  7. Talhe a pista e você já pode jogar boliche em casa!

No final, dá um trabalhinho, mas ter uma pista de boliche em casa vai agregar muito valor e diversão à sua casa.

Próximas campanhas