Biombo Provençal

Biombo Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBiombo Provençal

Privacidade talvez seja um dos princípios menos considerados na hora de planejar o décor do lar e definir estilos, mobílias e elementos decorativos. Porém, assim como o caráter prático, funcional e estético dos ambientes, ela também deve ser pensada com carinho e atenção. É aí que entram certas criações construtivas e de design de interiores, além de objetos e móveis que podem fazer toda a diferença para momentos particulares, como um biombo provençal.

Biombo é uma peça antiga usada para diversos fins e que tem formatos, modelos, materiais e estilos variados. O biombo provençal é uma de suas opções, sendo capaz de conferir a diferentes ambientes o toque feminino, romântico e delicado da decoração baseada na Provença, região do sul da França. Se você busca ideias e inspirações com este padrão estético para decorar sua casa, considere ter um biombo provençal! O Westwing te ajuda com dicas e informações. Confira!

Como é um biombo provençal?

Quando falamos em biombo provençal, logo nos vem à cabeça aqueles clássicos biombos de madeira, leves e graciosos. Pois eles são um dos principais modelos de biombo provençal, bastante caracterizados pelas linhas curvilíneas, desenhos em arabesco e com formato de rosas e folhas.

Para o biombo provençal de madeira, geralmente o acabamento é feito com pátina colorida para dar um efeito desgastado à peça, detalhe também presente no charmoso biombo rústico, bem semelhante ao biombo provençal. Sobre as cores, a branca, creme, bege, rosa claro, azul e amarelo bebê estão entre as principais.

O biombo provençal de ferro é outra versão do móvel, igualmente delicada, ornamental e superestética. Nele, o material é aparente ou com pintura branca, sendo que alguns modelos são decorados com flores naturais ou artificiais. Tanto o biombo provençal de ferro quanto o de madeira tem de três a quatro divisórias.

O biombo provençal no décor

Mesmo com seu aspecto antigo e rústico, o biombo provençal aparece com cada vez mais frequência na decoração de residências modernas e em estilo contemporâneo. Isso porque a peça confere um toque charmoso e um tanto misterioso com suas fendas ou protegido e privado quando totalmente fechado.

Ideal para o décor de quartos, salas e closets, o biombo provençal oferece diferentes possibilidades de uso, uma vez que é móvel, flexível e se adapta a qualquer ambiente. Desta forma, pode ser aplicado como divisor de espaços, para criar uma nova área, delimitar ou disfarçar ambientes, servir como suporte para a disposição de quadros e ser usado, inclusive, como cabeceira de cama.

Em casamentos, o biombo provençal também é superútil e decorativo. No espaço para a festa, por exemplo, quando colocado atrás da mesa principal ele imprime doçura e romantismo, enquanto no local reservado à noiva ele garante estilo e feminilidade, principalmente quando decorado com pequenas flores e um charmoso cabideiro provençal.

Quanto aos estilos, um biombo provençal, seja ele de madeira ou ferro, é capaz de criar atmosferas com diferentes abordagens decorativas. No entanto, harmoniza-se e combina, principalmente, com o padrão rústico, shabby chic, clássico e claro, provençal. Se você gosta de dar aos ambientes um clima romântico e suave, reúna as nossas dicas, escolha um biombo provençal no Westwing e use a criatividade para conceber lindos espaços!

Próximas campanhas