Biombo Oriental

Biombo Oriental

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBiombo Oriental

Os biombos também são chamados de Byobu pelos chineses e japoneses e significa "proteção contra o vento". Para quem não o conhece, essa peça decorativa é a junção de vários painéis que se dobram e servem para dividir o ambiente. Antigamente ele também ajudava a reduzir a entrada de vento nos castelos no Japão, transmitindo status a decoração. O biombo oriental ganhou pinturas artísticas japonesas e também foi renovado com outros materiais, e é usado em diferentes estilos de decoração para casa.

O biombo oriental é originalmente feito com papel washi, madeira fina ou bambu, cobertos por folha de ouro ou seda e são pintados a mão. Os painéis antigos recebiam grandes desenhos, pintados por toda a extensão do biombo. Para saber como usar o biombo oriental na decoração do seu ambiente, o Westwing separou informações e inspirações para você usar este objeto elegante e cheio de histórias e tradições.

Um Pouco da História dos Biombos Decorativos

O biombo oriental tem origem na China, mas foi importado para o Japão no século VIII e ficaram famosos pelas artes e pinturas japonesas. No período Nara, o biombo oriental era usado pela corte Oriental e feito com seis painéis de madeira cobertos por seda. Com o passar do tempo, o biombo oriental passou a ser usado em templos budistas e santuários e já contavam com dobradiças de metais para facilitar a conexão entre os painéis. Apenas séculos depois, o biombo oriental era utilizado em casas e tinham dobradiças de papel que eram mais leve e traziam a facilidade de dobrar o biombo em qualquer uma das direções. Também passou-se a utilizar mais o biombo oriental de dois painéis, devido ao espaço mais reduzido das casas japonesas comparadas aos castelos da corte. Mas, os biombos orientais ainda recebiam lindas pinturas, na maioria, quase monocromáticas da natureza, samurais, personagens históricos, folclores orientais ou cenas cotidianas. O biombo oriental é um símbolo de realeza e proteção.

Biombo Oriental para a Decoração

Com o passar dos anos o biombo oriental foi tomando formas e fabricações diferentes. Afinal, muitos países e culturas se interessaram em ter um biombo oriental nas suas casas e para isso, algumas pequenas mudanças e evoluções de materiais foram acontecendo. O biombo oriental ainda tem como material mais usado o biombo de madeira, material natural, leve e clássico. Porém é mais comum encontrar o biombo oriental em tamanhos menores com dois ou três painéis com 85 cm de comprimento, suficiente para separar um ambiente e criar uma divisão sutil e, ao mesmo tempo, decorativa.

Usando de madeiras com ripas finas, o biombo oriental cria vários quadrados em cada painel com um toque rústico, minimalista e artesanal, por isso muitas vezes não requer uma pintura grande específica. Mas, algumas pinturas mais procuradas são as flores de sakura, por sua história de feminilidade, deliciadeza e força. Letras da caligradia japonesa também são usadas para enfeitar e criar uma hamornia com o biombo oriental, por agregar simplicidade e positividade ao ambiente. O biombo oriental também pode ser feito totalmente em madeira, com desenhos talhados e pinturas tradicionais em tons dourados e vermelhos. Valorizando e exautando o significado da cultura e riqueza que a história da cultura oriental carrega em todos os seus objetos de decoração até hoje.

Próximas campanhas