Biombo Artesanal

Biombo Artesanal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBiombo Artesanal

O jogo do esconde-mostra faz parte da beleza de um cômodo e da integração entre ambientes. Com um biombo é possível resguardar alguma área mais íntima sem, no entanto, instalar portas ou construir paredes. Sua versatilidade, beleza e charme sem iguais permitem que essa peça seja posicionada em diversos ambientes e é nesse momento que entra em cena o biombo artesanal, item que incorpora técnicas e utiliza os mais diversos materiais para elevar a beleza de um local.

Acomodar um biombo em um cômodo é muito fácil. Precisa de privacidade? Basta abri-lo. Quer deixar o ambiente mais amplo e arejado? Basta fechar o biombo artesanal e posicioná-lo em qualquer local, incluindo atrás de portas ou armários. Se você deseja saber mais sobre o biombo artesanal ou pretende confeccionar o seu próprio, acompanhe as dicas que o Westwing preparou e leve o charme dessa peça para a sua casa!

O Charme do Biombo Artesanal

Engana-se quem pensa que um biombo artesanal está fora de moda. Pelo contrário. Essa peça tem sido cada vez mais utilizada em projetos de decoração de ambientes grandes e até dos que possuem tamanho reduzido. Com a função de dividir espaços ou reter a luz em algum ambiente, o biombo artesanal pode também garantir privacidade em apartamentos com grandes janelas, evitando que cortinas e persianas precisem ser fechadas. Certos tipos de biombo artesanal são vazados, aumentando ainda mais o seu charme. Outros possuem detalhes em lã, em tecido, com tramas confeccionadas à mão, madeira reciclada e muito mais. A criatividade pode ser solta na hora de confeccionar um biombo artesanal.

Biombo Artesanal de MDF

Biombo Artesanal de MDF

O MDF é um material que tem sido cada vez mais utilizado na composição de móveis e acessórios e substitui muito bem a madeira. Para confeccionar um biombo artesanal, que tal investir no MDF? Você pode, por exemplo, fazer um biombo artesanal de MDF pintado de branco, que confere romantismo e charme ao ambiente. Se preferir, seu biombo de MDF pode ser pintado de outra cor ou até conter estampas, que podem ser vistas em um tecido leve para preencher os espaços vazados da peça.

Biombo de Tecido

Uma das opções de biombo artesanal é o feito em tecido. Confira a versatilidade do biombo de tecido na decoração de diferentes cômodos:

  • Para quarto:biombo de tecido é uma ótima peça para se ter no quarto. Isso porque ele permite que você divida um ambiente e faça até um espaço para se trocar. Se você trabalhar em casa, um biombo para quarto pode também dividir seu espaço de descanso do local de trabalho, fazendo com que você consiga relaxar e esquecer as tarefas antes de dormir. Se o seu dormitório tiver um estilo mais romântico, que tal um biombo de tecido florido e bem delicado? Ele pode ter uma estrutura de madeira pintada na cor branca e contar com o tecido no centro. Outra opção é o biombo de tecido feito com um material bem leve e transparente, que trabalha com o jogo do mostra-esconde e adiciona muito charme e sensualidade ao quarto.
  • Para sala: a sala é um ambiente que requer conforto e aconchego. Por isso, um biombo de tecido precisa ter um estilo que seja harmônico e combine com o restante do cômodo. Se o ambiente tiver uma inspiração rústica, por exemplo, que tal investir em um biombo de tecido com uma estampa xadrez ou florida? As cores são muito bem-vindas em um biombo de tecido! Se, por outro lado, você deseja adicionar mais sobriedade ao cômodo, um biombo de madeira pode ser uma boa opção, já que detalhes entalhados na peça ou até mesmo três folhas lisas deixam o biombo charmoso e elegante.
  • Para ambientes externos: uma casa de campo ou até mesmo sua casa na cidade podem ter inspirações provenientes do contato com a natureza. Por isso, você pode instalar um biombo de tecido em ambientes como varandas ou terraços, certificando-se que esse local não tomará chuva ou sol em excesso. Com um biombo de tecido em um ambiente externo você deixa um chá da tarde ou momentos de descanso e relaxamento ao ar livre muito mais gostosos. Estampas florais e de pássaros são ideais para embelezar esses locais!

Um biombo de tecido é uma peça extremamente versátil e bela, que pode ser adaptada a qualquer cômodo da sua casa. Combinar o estilo de decoração de uma residência com essa linda peça certamente trará muitos benefícios. Experimente!

Utilidades do Biombo Artesanal

Além de embelezar um ambiente, o biombo artesanal pode também demarcar um espaço intimista e funcionar como uma tela elegante de privacidade. Se você trabalhar no seu quarto, por exemplo, pode esconder sua área de trabalho nos momentos de relaxamento e antes de uma boa noite de sono. O biombo artesanal também pode ser instalado em varandas ou em terraços e até receber ganchos com belas plantas e flores.

Como Fazer um Biombo Artesanal

É fácil confeccionar seu biombo artesanal! Bastam apenas alguns itens e um pouco de habilidade. A seguir, mostramos o que você precisa para confeccionar um biombo artesanal de tecido:

  • 1,50 m de tecido estampado e 0,30 m de listrado
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Lixa para madeira
  • 6 sarrafos de 3 x 2 x 170 cm
  • 6 sarrafos de 3 x 2 x 40 cm
  • Pincel e verniz para madeira
  • Furadeira e 12 parafusos de 35 mm para madeira
  • Cola branca
  • 4 dobradiças
  • Chaves phillips e de fenda

Passo a passo:

  1. Primeiramente, você deve medir e cortar o tecido estampado em três faixas de 0,45 x 1,50 m. O listrado, que formará a barra e os túneis por onde passarão as madeirinhas, deve ser cortado em seis pedaços de 45 x 14 cm;
  2. Depois, costure um pedaço listrado em cada uma das pontas dos estampados, deixando 1 cm de barra no encontro dos panos. Dobre duas vezes cada lateral de uma das faixas, criando uma barra de 1 cm, e costure. Repita com os outros dois panos. Para fazer os túneis, dobre a parte listrada ao meio, alinhando com a emenda no tecido estampado. Costure;
  3. Lixe todos os pedaços de madeira, dê o acabamento com duas demãos de verniz em cada sarrafo. Volte a face de 3 cm de um sarrafo grande para cima. Com a furadeira e uma broca na medida do parafuso, fure a 21 cm de uma extremidade e a 3 cm da outra. Nos sarrafos pequenos, a furadeira abre um furo central no topo de cada ponta;
  4. Comece a montagem do biombo passando cola branca no topo de uma das peças pequenas. Antes que seque, use a chave de fenda para parafusar esse pedaço – com o lado de 3 cm voltado para cima – a um dos furos do sarrafo grande. Faça o mesmo com o outro furo do sarrafo grande e repita esse passo com as outras duas peças maiores. Passe os túneis de um dos tecidos por dois sarrafos pequenos já parafusados em um grande;
  5. Aplique cola nas extremidades que restarem livres, parafuse-as em outro sarrafo grande, nos furos de mesma posição e repita os dois últimos passos até formar as três partes. Por fim, com a chave Phillips, parafuse uma dobradiça a 6 cm do alto de uma das folhas e outra a 28 cm da extremidade inferior, unindo essa folha à outra e fixando as dobradiças na mesma posição.

Aproveite as dicas do Westwing para dar privacidade e charme aos cômodos de casa com o biombo artesanal!

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas