Bico de Jaca

Bico de Jaca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBico de Jaca

Vindo de Portugal para o Brasil desde a época da colonização, o bico de jaca se destaca há anos na decoração de mesa e permanece com uma das saídas encontradas para levar charme, sofisticação e elegância a todo momento de servir. Presente em taças, copos, pratos e demais acessórios, a técnica feita em vidro é uma maneira característica, de alta qualidade e bom acabamento para demonstrar beleza e delicadeza em qualquer ocasião.

Independente do estilo de decoração que você seja adepta, o bico de jaca sempre pode fazer parte dele. O uso de itens feitos neste tipo de design é um bom caminho a seguir para surpreender a todos com bom gosto, toque diferenciado e perfeito para garantir um ar dos tempos passados. Confira o que o Westwing preparou sobre bico de jaca, inspire-se e aproveite!

Breve histórico do Bico de Jaca

O bico de jaca veio de Portugal com os colonizadores para o Brasil. A técnica estava presente nos conjuntos de louças, taças, copos, bandejas e muitos outros acessórios de servir. Com o uso das peças, o principal objetivo da corte portuguesa era garantir sofisticação, elegância e beleza na composição das mesas para refeições e eventos. O sucesso dos artigos já superaram séculos e continuam com tudo nas decorações mais atuais. Seu uso continua sendo para surpreender convidados, porém hoje ele pode ser aplicado em toda e qualquer décor, independente do estilo adotado. Seja ele retrô, clássico, moderno etc.

Os acessórios de Bico de Jaca

Qualquer acessório de servir é encontrado na lista de produtos oferecidos com o acabamento de bico de jaca pelo mercado de casa e decoração. Há pratos, taças, copos, boleiras e muito mais. Modelos mais sofisticados costumam trazer pitadas da tonalidade dourada em suas beiradas. Por exemplo, em artigos para bebida, o traço da cor que remete a glamour fica bem nas bordas das peças com bico de jaca, dando um toque a mais.

A variedade de artigos feitos com a técnica bico de jaca é tão grande que é possível encontra-los nas mais diversas cores, tanto mais densas quanto claras. Para uma composição mais alegre, investir em tonalidades fortes como vermelho, azul ou verde é um ótimo caminho para formar a composição da mesa. Em casos contrários, decorações voltadas para ocasiões mais discretas, as peças transparentes ou na cor preta são bons investimentos.

Bico de Jaca na composição da mesa

Uma mesa puxada para a tonalidade laranja e amarela é perfeita para um almoço no fim de tarde e ao ar livre. Reforçar a composição da mesa com produtos que trazem o bico de jaca em sua formação é uma ótima saída para contribuir com a beleza do espaço. Para isso, adote taças laranjas com bico de jaca, separe vasos em cores aproximadas, como o vermelho ou amarelo, e insira algumas flores que trazem as mesmas cores. Os guardanapos de pano também podem conter as mesmas tonalidades. Deixe um em cada prato.

Em um evento à noite, uma boa sugestão é investir na combinação transparência, branco e azul marinho. Para começar, busque uma toalha de mesa que contenha essas tonalidades ou cores próximas. Pode ser, por exemplo, uma versão com flores brancas e pitadas de azul mais claro. Coloque sousplast azul escuro e pratos brancos e os guardanapos na mesma tonalidade do sousplat e as taças de bico de jaca transparentes. O centro do móvel fica ainda mais belo se complementado com um vaso repleto de flores.

Para quem busca mais simplicidade com bico de jaca, pode-se apostar nas taças transparentes com conjuntos de pratos e toalha de mesa brancos. A cor do móvel fica por conta do vaso central com de plantas e flores. A cor rosa é ótima para harmonizar com branco e transparente.

Próximas campanhas