Bauhaus

Bauhaus

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBauhaus

A Bauhaus foi uma das escolas de arte modernista mais influentes do século XX. A sua abordagem de ensino e maneira de compreender a relação entre arte, sociedade e tecnologia provocou grande impacto tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. A reunião entre a estética e a funcionalidade na concepção de elementos e objetos do dia a dia é um dos aspectos centrais do modelo de pensamento e movimento fundado a partir da instituição.

A criação da Bauhaus é fruto da insatisfação relacionada aos rumos da indústria criativa no mundo pós conflitos mundiais. Para os seus idealizadores, o modelo em vigor precisava ser confrontado com uma abordagem que valorizasse ambos, estética e funcionalidade como princípios centrais à criação. Confira o conteúdo preparado pelo Westwing e conheça mais sobre a história da Bauhaus e sua influência na arquitetura e design de interiores!

Surgimento da Bauhaus

A Bauhaus teve início em 1919, na cidade de Weimar, Alemanha, quando Walter Gropius fundou uma escola de artes e ofícios cujo modelo pedagógico se baseava na combinação e valorização do treinamento artístico e artesanal dos alunos. A escola lançou o que passou a ser conhecido como o “movimento Bauhaus.” “Bauhaus” é uma inversão do termo alemão “hausbau”, que significa “casa de construção” ou “construção de casas.”

A Bauhaus propunha a adaptação da arquitetura e das artes às novas tendências de produção baseadas na reprodução industrial. Numa época de intensas mudanças e anseios oriundos de um mundo pós-guerra, o movimento Bauhaus valorizava um princípio de arquitetura e design que prezasse a satisfação das necessidades básicas através da adoção de um modelo de produção em massa. O modernismo, o construtivismo e o movimento de artes e ofícios estão entre as principais influências por trás da criação da Bauhaus .

A escola incentivou a adoção de tecnologias modernas na arquitetura e design e deu origem a um modelo de pensamento criativo em que a forma dos objetos e elementos segue a sua função.

A corrente de pensamento inaugurada na Bauhaus foi determinante para a formação dos princípios que norteiam o design moderno . Ela influenciou disciplinas como princípios da composição, teoria da cor e artesanato. Devido à crença no princípio da unicidade entre o artista e o artesão, o modelo pedagógico da Bauhaus estimulava a eliminação das idéias do indivíduo e a enfatização de técnicas de design baseadas na produção coletiva. Adotando um sistema similar às guildas com aprendizes mestres, a filosofia Bauhaus encorajava todos a colaborarem com o avanço do projeto.

Influência da Bauhaus na Arquitetura e Design de Interiores

A influência da Bauhaus para o desenvolvimento da arquitetura e do design de interiores pode ser observada na busca pela valorização da naturalidade dos materiais e das estruturas, no uso de formas simples e aplicação dos princípios de racionalidade e funcionalidade.

O movimento surgido na Bauhaus capturou a atenção de muitos artistas, designers e arquitetos respeitados em todo o mundo. Entre os artistas cujo trabalho foi influenciado pela linha de pensamento Bauhaus estão Le Corbusier, Eileen Gray, Mies Van der Rohe, Marcel Breuer e Florence Knoll Bassett.

O movimento Bauhaus também transformou a concepção e produção de mobiliário moderno, incorporando o uso do aço como moldura e suporte para mesas, cadeiras, sofás e até mesmo lâmpadas. O uso de tubos de aço produzidos em massa facilitava a produção e contribuiu para o aspecto aerodinâmico e moderno do mobiliário Bauhaus.

A escola Bauhaus foi uma das primeiras instituições voltadas para o ensino do design. A instituição fechou na década de 1930, mas deixou um legado que se perpetua na forma de concepção e produção de elementos e objetos de arte, arquitetura e decoração que fazem parte da vida moderna.

Os Princípios Bauhaus no Décor

Investir em móveis com linhas retas e simples, além de tonalidades básicas e discretas na decoração é o que prega a linha de pensamento Bauhaus. As cores fortes e marcantes podem aparecer, porém com cuidado na elaboração de ambientes.

Outro detalhe da decoração que segue o estilo é a escolha de móveis fabricados em aço para a composição dos ambientes. Dessa forma, prateleiras, mesas de centro, suportes para mesas de jantar e cadeiras fabricadas com o material são boas escolhas para compor espaços decorados de acordo com o estilo Bauhaus.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

É hora de transformar a sua casa em um ambiente mais charmoso com influências do movimento Bauhaus! Para isso, acompanhe as dicas que nós do Westwing trouxemos para você. São inspirações surpreendentes para ajudar a criar a melhor decoração decoração Bauhaus com elegância, personalidade e, principalmente, praticidade. Confira nossas campanhas com móveis, artigos de decoração e até produtos Bauhaus com descontos exclusivos de até 70% e crie um projeto sofisticado e prático!

São inspirações e ideias para você criar a decoração que quiser, adicionando mais charme ainda ao décor da sua casa com uma mesa de centro Bauhaus. Descubra um novo jeito de decorar os ambientes para o dia a dia ou para datas e eventos especiais de maneira industrial e autêntica! As dicas do Westwing são preparadas com muito carinho e dedicação para enfeitar toda a sua casa com milhares de produtos inovadores que você conhece aqui. Aproveite!

Próximas campanhas