Baú Rústico

Baú Rústico

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBaú Rústico

Com um visual muito próprio, o estilo rústico é um resgate às tradições em que móveis eram fabricados em madeira maciça e utilizados por várias décadas, até que as marquinhas de desgaste causadas acabassem agregando charme a essas peças. Um baú rústico, por exemplo, é uma ótima maneira de explorar esse belo estilo na decoração, por meio de um detalhe bonito e funcional, e capaz de ampliar o conforto e bom gosto decorativo do lar.

Peças como o baú rústico costumam ser fabricadas em madeira e recebem acabamento propositalmente desgastado para um efeito campestre, algo que cai bem em casas e apartamentos. Descubra as curiosidades sobre o estilo rústico, saiba como combiná-lo com outros estilos e como preservar o seu baú rústico de madeira para que ele deixe cada espaço do seu lar mais aconchegante e estilizado. Veja, a seguir, as dicas do Westwing!

Baú Rustico na Decoração

Tradicionalmente, o estilo rústico é associado ao campo e a ambientes cercados de natureza. Porém, a verdade é que esse tipo de decoração pode ser recriado por meio de móveis como mesas, cadeiras, sofá e o baú rústico.

O baú rústico é tradicionalmente produzido em madeira maciça com acabamento propositalmente desgastado. No entanto, ele pode ser também uma forma de recuperar um baú antigo e sem uso. Para isso, vale tratar e envernizar a madeira para um efeito mais elegante. As marcas de uso ficam, a sujeira e os arranhões partirão e o resultado é um belo baú rústico.

O baú rústico pode ser colocado na sala, no quarto e até mesmo em banheiros. A madeira mais utilizada em moveis rústicos é o pinho, de coloração castanha e que combina muito com detalhes em ferro envelhecido. Uma dica preciosa para conseguir um efeito vintage é renovar um baú antigo colocando um puxador ou fecho em metal envelhecido.

Por ter a coloração da madeira, o baú rústico costuma combinar com diversos materiais, embora as cores que mais combinem sejam as que remetem à natureza. O baú rústico complementa o estilo do ambiente e, quando conjugado a elementos como um papel de parede propositalmente descascado, paredes de tijo aparente e cimento queimado, contribui ainda mais para um efeito campestre completo!

Portanto, se você procura um baú para quarto ou um baú de madeira para armazenar objetos na sala, varanda ou banheiro, o baú rústico pode ser uma ótima opção com forte potencial decorativo!

Como Preservar o Baú de Madeira por Mais Tempo

Antes de comprar o baú rústico, considere o local em que ele será colocado. Se for colocado em ambientes úmidos como banheiros ou varandas, que podem ser expostas a respingos de chuva e água do chuveiro, invista em madeira pré-tratatas, que resistem à umidade e farão com que o seu móvel dure mais tempo.

Já um baú rústico em madeira maciça colocado na sala ou quarto pode exigir alguns cuidados especiais, como a manutenção de uma camada de óleo ou lusta móveis incolor para evitar que a madeira fique ressecada.

Evite deixar o baú rústico exposto ao sol e à umidade excessiva.  Não utilize panos encharcados. Para limpeza, o ideal é limpar semanalmente com pano umidecido e mensalmente lustrar com cera ou lustra móvel incolor a base de silicone. Para um móvel mais bonito por mais tempo, evite o uso de produtos químicos que podem retirar o acabamento e parte de sua beleza.

 

 

Próximas campanhas