Baú de Rattan

Baú de Rattan

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBaú de Rattan

Fibra natural usada na confecção de inúmeras peças, o rattan – também conhecido por ratã ou rotim – figura como protagonista para muitos ambientes do lar. Originário de uma palmeira comum em outros continentes, em conjunto com o vime ou junco forma trançados encantadores. Sua aplicação mais comum e versátil está nas mobílias, que com ele ganham um visual leve, rústico e suave. O baú de rattan, por exemplo, é bastante popular e utilizado na decoração.

Com uma interessante e delicada textura, o baú de rattan é capaz de causar um toque de aconchego e aquecer os cantinhos onde é colocado. Mas seu caráter estético não é o único atributo que o faz ser tão querido: ele ainda é um importante aliado na busca de organização, ideal para armazenar de itens compactos a volumosos. Se você admira o baú de rattan como o Westwing, acompanhe o artigo especial que fizemos sobre ele!

A Beleza de um Baú de Rattan

Sóbrio, elegante e moderno, apesar de sua peculiar aparência rústica e artesanal, o baú de rattan chama a atenção por sua sutil presença nos espaços. Eclético, ele atende a diferentes gostos, bolsos e necessidades, graças aos seus formatos diversificados, cores variadas e o design com um “quê” de nostalgia.

Retangular, quadrado, alto, baixo. Tenha o baú de rattan o modelo que tiver, sua personalidade está nas tramas formadas pelas fibras que se diferem com a direção das linhas, ranhuras e trançados. Já os tons são dados com a aplicação de corante ou tinta, o que confere ao baú de rattan diversas cores, especialmente a marrom, bege, caramelo, castanho e mel, com acabamento fosco ou envernizado.

A versatilidade do baú de rattan também está na forma como ele se compõe com outros materiais. Com a madeira, por exemplo, combina bem, apresentando a matéria-prima como moldura ou tampa. O ferro é outra opção e costuma aparecer em forma de fecho ou alças do baú de rattan.

O Baú de Rattan e seu Lado Decorativo

Os baús de rattan são acessórios curingas para quando os cômodos pedem mais espaço ou organização. Utilitários, são perfeitos para armazenar roupas de cama, vestuários como agasalhos e malhas, livros, brinquedos, utensílios e aqueles acessórios menos usados. Mas além de seu perfil prático, ele é um primoroso baú decorativo.

Antes visto e usado somente em casas de campo e litorâneas, hoje o baú de rattan, assim como os móveis de fibra em geral, são usados para compor o décor de qualquer ambiente, mesmo em casas urbanas, clássicas e modernas. Na busca por estilos definidos, ele pode tanto atender a propostas mais simples, como a rústica e artesanal, quanto padrões cheios de detalhes, como o indiano, boho e tropical.

Quando empregado na forma de baú para quarto, por exemplo, fica ótimo se for amplo e disposto em frente a uma de casal ou próximo a outros elementos de fibra natural, como um gaveteiro de vime. Já para uma sala de estar, um baú de rattan pequeno pode ser usado como mesa lateral, conferindo graciosidade e elegância ao cômodo.

Cuidados Necessários com o Baú de Rattan

Para manter a aparência do seu baú de rattan sempre vistosa e natural, a dica é não expor o móvel à água ou às ações do tempo. Produtos abrasivos como álcool e esponjas de aço também não são indicados. No lugar, prefira uma flanela ou escova de dente umedecida em água e sabão. Tirar o baú de rattan periodicamente para áreas arejadas também é uma boa sugestão.

O Westwing adora decorações com aspecto natural. Continue navegando para descobrir mais ideias.

Próximas campanhas