Baralho

Baralho

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBaralho

Para entreter seus convidados, nada como investir em jogos que envolvam, de uma forma ou de outra, todos os presentes. O baralho é uma maneira de fazer isso de forma divertida e extremamente popular. Com ele é possível criar e participar de uma infinidade de jogos, independente do número de participantes. O baralho é chamado assim pois antes de entrarem em jogo, as cartas são embaralhas e repartidas, para que os competidores não saibam quais são as cartas uns dos outros.

A origem do baralho é incerta, há vertentes que acreditam que ele foi uma criação chinesa e outras que creem na invenção árabe. O certo é que ele chegou ao ocidente no século XIV, na Europa e, com a evolução dos processos de impressão no centenário seguinte, se tornou muito popular. No Westwing você conhece tudo o que precisa para entreter suas visitas e deixa-los muito confortáveis.

As Cartas do Baralho

As cartas são retangulares, fabricadas em papel resistente, e possuem um lado, a face, estampado com cores, símbolos (naipes) e números, cujas combinações não se repetem dentro de um mesmo baralho. O outro lado possui uma estampa única a todas as cartas, de modo a omitir o valor da face.

O modelo mais popular é o francês, cujo baralho contem 52 cartas, divididas em 4 naipes (paus, ouros, copas e espadas). Dentro de cada um destes, as cartas são numeradas de 2 a 10 e o restante é figurado em ás (A), valete (J), dama (Q) ou rei (K).

Dependendo do jogo, ainda apode ser acrescentado ao baralho mais uma ou duas cartas chamadas de curingas no Brasil.

Tipos de Baralho

Além do baralho francês com 52 cartas, existem outros modelos não tão conhecidos ou usados. Em quase todos, os naipes permanecem inalterados – paus (árvore preta), espadas (folha preta), copas (coração vermelho) e ouros (losango vermelho) – porém algumas pequenas diferenças podem ocorrer.

  • Baralho lusófono: Muito similar ao francês, porém ao “ás”, valete, dama e rei são atribuídos os valores 1, 11, 12 e 13, respectivamente.
  • Baralho ítalo-espanhol de 40 cartas: Cada um dos naipes possuem 10 valores, numerados de 1 a 7 e de 10 a 12, não possuindo as caratas 8 e 9, nem as figuradas. Usado principalmente para jogos como o truco.
  • Baralho francês de 56 cartas: Cada naipe possui 14 valores, devido a introdução de mais uma carta figurada em cada um, o cavalheiro (Kn).
  • Baralho de tarot de 78 cartas:  Possui as 56 cartas mencionadas acima e um naipe a mais, o de trunfos que é composto por 21 cartas e um bobo, cujo papel muda dependendo do jogo. Muito conhecido como item de cartomancia, onde os trunfos e o bobo são arcanos maiores e as outras cartas são arcanos menores.

Baralho: Jogos

O baralho pode ser usado em muitos jogos, esteja você sozinho, em dupla, em grupo pequeno ou grande. Entre os mais populares, a paciência é ideal para um único jogador.

Para mais jogadores, clássicos como pôquer, canastra, buraco, vinte-e-um, tranca e truco são muito populares. Outros jogos muito comuns entre grupos de jovens no Brasil foram criados recentemente e retiram o caráter de “jogo de azar” do baralho, como “presidente”, “detetive” e “a cidade dorme”.

Invista em um ou vários baralhos estilosos para sua casa e se divirta muito!

Próximas campanhas