Banheiros Sustentáveis

Banheiros Sustentáveis

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBanheiros Sustentáveis

Vivemos um tempo em que ter atitudes ecologicamente corretas já não se resume a jogar papel, alumínio, plástico e vidro nas lixeiras seletivas de um shopping ou separá-los para a coleta do prédio. Sustentabilidade faz parte do dia a dia, virou um modo de vida, em casa, nas ruas, empresas e na decoração de espaços e adorno. E os banheiros sustentáveis fazem parte dessa realidade.

Estes ambientes íntimos e indispensáveis podem se tornar ecologicamente funcionais de diversas maneiras, principalmente em sua arquitetura e decoração, que também são ricas em detalhes e com muito estilo. Consumo de água e energia, móveis e objetos decorativos; tudo pode ser usado para desenvolver banheiros sustentáveis. Entenda como e crie o seu com a ajuda do Westwing!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E PLANEJAMENTO

Banheiros sustentáveis são aqueles que, além de verdadeiros espaços de relaxamento, têm arquitetura e design de interiores que utilizam tecnologias e materiais ecológicos, ou seja, de origem artesanal e benéficos ao planeta. No entanto, tornar sustentável a construção e decoração de banheiros sustentáveis também inclui atitudes domésticas, como a adoção de ações ambientalmente responsáveis e a reutilização de materiais antigos.

Se o seu desejo é ter um banheiro sustentável, pequenas mudanças podem ser o primeiro passo. Reduzir o consumo de água e energia com o uso de aparelhos mais econômicos, conserto de vazamentos, monitoramento do gasto médio e reciclagem da chamada água cinza, aquela que pode ser reutilizada após o banho, por exemplo; eliminar produtos nocivos ao meio ambiente; reciclar rolinhos de papel higiênico; e consumir produtos mais duráveis, gerando menos lixo, são algumas das ações na conquista de um cômodo ecologicamente adequado.

Hoje em dia, são muitas as opções de materiais de construção próprios para a arquitetura de banheiros sustentáveis. Alguns bons exemplos são os tijolos de solocimento, que têm como base solo, cimento e água, não desmatam nem poluem o ar, pois não utilizam queima em sua produção. As tintas naturais, produzidas com terra e que ajudam a economizar outros materiais, também são usados como materiais ecológicos.

DECORAÇÃO DE BANHEIROS SUSTENTÁVEIS

A decoração de um banheiro sustentável é ampla e permite o uso de móveis e adereços de modelos e estilos bem variados. Um design ecológico, que transforme banheiros em espaços ambientalmente renovados, é aquele que tem como principal meio a decoração artesanal, delicada, com detalhes rústicos e materiais reaproveitados. Especialmente quando combinados a tons neutros e cores brancas, pela atmosfera natural e acolhedora que ganhará.

Móveis de madeira dão um aspecto elegante e moderno aos banheiros sustentáveis, além de serem ecologicamente corretos quando o uso da matéria-prima é consciente e sua procedência segura, por isso são os mais indicados para banheiros sustentáveis. Entre as madeiras mais utilizadas na fabricação de mobiliários estão a madeira de demolição, para bancadas e revestimentos; a teca, para divisórias, assoalhos e forros; a taxodium, que dá forma a armários e cubas; e o bambu, usado como barras de segurança e biombos. Todas deixam os banheiros sustentáveis com um clima de campo e aconchego.

Peças decorativas estéticas e graciosas podem ser artesanalmente criadas. É aconselhado o uso de iluminação natural, com vidros e luminárias de LED, mais compactas e com consumo reduzido. Tapetes artesanais, como aqueles feitos com rolhas, que também dão charme aos banheiros sustentáveis. Cortinas ou persianas de tecido GreenScreen, com proteção solar sem o uso de PVC e compostos orgânicos voláteis são o toque final para uma decoração sustentável.

Também é possível deixar seu banheiro sustentável perfumado, sofisticado e com sensação de limpeza sem ter que usar aerossóis: basta substituí-los por vasinhos de lavanda, lírios ou bromélias.

Próximas campanhas