Bandô Indiano

Bandô Indiano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBandô Indiano

Cada canto dentro de sua casa merece sempre receber um cuidado especial e na cultura indiana isso é mais forte do que em qualquer outra. Decorar todas as partes de seu lar não necessita muito esforço, pois opções não faltam, mas é preciso muita atenção e cautela para escolher peças que combinem com o seu estilo e com o do ambiente que será modificado. Um enfeite que pode fazer toda a diferença no seu hall de entrada é o bandô indiano.

Muito utilizado em seu país de origem, o bandô indiano é um acessório colocado em cima da porta, com a simples intenção de colorir e enriquecer o espaço.Para encontrar dicas de enfeites e acessórios que tornarão sua casa um lugar ainda mais especial, fique ligado no site do Westwing e inspire-se com a gente!

Definição

Antes de mais nada temos que explicar exatamente o que é o bandô indiano. Ele é um faixa decorativa que pode ser feita em madeira, cerâmica ou tecido com a finalidade de ornar a parede na parte superior de batentes de portas e no campo interno de residências e restaurantes.

Os modelos mais utilizados geralmente são os em tecido, por sua leveza, preço e fácil manutenção e ornamentação. O bandô também pode ser colocado na parte de cima de cortinas para esconder os trilhos. Eles são ótimos para trazer alegria à entrada principal da casa e indiretamente dar um ritmo mais dinâmico ao cotidiano dos moradores de uma residência padrão.

Formatos do Bandô Indiano

O bandô indiano pode apresentar muitas formas, sendo que uma das mais comuns se assemelha a típica fileira de bandeirinhas de festa junina que temos aqui no Brasil. Essas “bandeiras”, porém, geralmente possuem apenas uma ponta centralizada e podem vir em tamanho diversificados no mesmo enfeite (menores no centro e duas mais compridas em cada extremidade.

Um detalhe é que essas figuras não ficam presas em um fio, mas sim são costuradas a uma tira de tecido de altura diversa, decorada no mesmo padrão das “bandeirinhas”.

Outra forma muito comum nos bandôs indianos remete a arquitetura típica da Índia, os arcos ornamentais. Esse modelo cai melhor como uma moldura para portas do que outros, comumente estendendo-se, em sua parte mais baixa, até o meio da entrada.

Temas Típicos

O bandô indiano geralmente é extremamente trabalhado por meio de bordados em toda sua extensão. São detalhes muito caprichados, cheios de recortes em temas tradicionais no país. Aqui os motivos e desenhos se assemelham muito aquele que vemos em tatuagens de henna e nas fachadas de templos da religião hinduísta, uma mistura de figuras geométricas com florais e estampa Paisley.Outro tema muito utilizado, são bordados representando o sol, com o intuito de aquecer e iluminar o ambiente, bem como os caminhos percorridos pelos habitantes da moradia em seus cotidianos.

Esses enfeites indianos realmente podem trazer o misticismo e a espiritualidade para dentro de sua casa e ajudar para tornar o clima mais agradável tanto dentro quanto fora dela. Invista em um bandô indiano e enriqueça seu lar com mais este incrível detalhe!

Próximas campanhas