Bambu

Bambu

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBambu

O bambu foi pouco a pouco conquistando espaço na decoração. Existem hoje aparelhos de jantar inteiros feitos de bambu, bem como fios e revestimentos para piso do mesmo material. Sua versatilidade não é somente por ser um material prático, mas também muito bonito. Quando utilizado no jardim, transmite uma sensação de ordem, tranquilidade e frescor, característica muito comum dos clássicos jardins ornamentais japoneses.

O bambu não é de fato um tipo madeira, mas uma variação da família das gramíneas. Os galhos do bambu que crescem a uma velocidade incrível, podendo aumentar em até um metro por dia, o que em comparação com a madeira tradicional levaria meses ou, até mesmo, anos. No entanto, o bambu é superior à madeira normal em muitos aspectos.

Bambu em casa

Esta planta tão versátil tem excelentes propriedades. Por crescer de maneira tão rápida, é particularmente popular entre os jovens designers ecológicos que os transformam em pratos, utensílios domésticos, cadeiras, mesas, camas e, até mesmo, matéria-prima para jogo de cama. O bambu é particularmente insensível à umidade, uma vez que não incha tanto como outras plantas, o que significa menos pressão sobre as fibras, devido ao seu elevado teor de substâncias inorgânicas. Além disso, o bambu tem propriedades antibacterianas e é antiestático, isto é, não acumula eletricidade. Por essas razões, e devido à sua firmeza incomparável, os revestimentos em bambu estão se tornando cada vez mais populares. O parquet de bambu, por exemplo dificilmente acumula danos causados pela água, é higiênico e evita que cargas estáticas se acumulem (pelos de animais, fios de cabelo, etc), além de também ser durável e fácil de limpar.

O que mais você poderia querer de um material ? Além disso, uma vez que existem variações diferentes, há tipos de bambu nas mais belas cores e formas. Os revestimentos para piso em bambu são praticamente a versão decorativa da própria planta: simples, discretos, silenciosos e elegantes.

O piso em bambu não vai bem apenas om outros móveis no mesmo material, mas também cria o cenário perfeito para todos os outros estilos de móveis e tipos de decoração. O bambu é tão forte e resistente que pode ser utilizado até para fazer quadros para bicicletas! A bicicleta com estrutura em bambu, a despeito das rodas de aço e pequenas partes em alumínio, se destaca por ser naturalmente mais leve.

Bambu no jardim

Uma pequena platação de bambu no jardim fornece sombra e frescor sem muita dificuldade. Contudo, é preciso prestar atenção com a parte inferior, chamada de rizomas, já que elas têm um enorme potencial de crescimento e podem chegar a romper objetos em plástico, madeira ou até pedra. Com um rizoma especial, no entanto, é possível manter o crescimento do bambu sobre controle. Visto que o termo bambu é muito genérico, é importante conhecer os nomes das diferentes espécies da planta, de forma que você possa perguntar ao florista ou paisagista qual variação de bambu é a mais adequada para sua casa e jardim.

Uma espécie de bambu particularmente popular é a Fargesia que, ao contrário da variedade Phyllostachys, tem rizomas que crescem de maneira menos agressiva, com folhagem mais curta, mas muito atraente, exuberante e com excelente durabilidade. As variedades de bambu normalmente oferecidas são, na sua maioria, provenientes de espécies acostumadas a altitudes elevadas e, portanto, estão acostumadas com as temperaturas mais baixas.

O bambu tem um efeito calmante e podem ser combinados com áreas gramadas, madeira e telhas, ajudando a criar uma verdadeira “ilha verde” no terraço ou quintal. Mas também cai bem com outras plantas e elementos decorativos como musgo, pedras grandes, bordo ornamental ou dogwood. No entanto, o que definitivamente contribui para impressionar na organização do ambiente é associar o bambu com fontes de água. As fontes de água que utilizam bambu em sua composição criam um ambiente muito agradável para se passar o tempo e relaxar.

Acessórios em bambu para exteriores

É possível complementar a decoração do jardim com diferentes tipos de produtos feitos ou com detalhes em bambu. O bambu não é apenas um excelente material para ser usado na construção de pequenas áreas cobertas nas áreas exteriores da casa, mas também funciona como uma excelente tela de proteção, para que a paz e intimidade da sua casa não seja perturbada pelos olhares de vizinhos ou transeuntes curiosos. O bambu também pode ser utilizado na montagem de decks, fontes ou sob a forma de acessórios decorativos, como tochas ou hastes de bambu. Vasos, tigelas, luminárias e lanternas feitas de bambu completam o look das áreas externas e inspiram com sua beleza oriental e durabilidade.

Uma floresta de bambu pode se regenerar a cada 12 anos. Mas o que impressiona ao andar em meio a uma floresta de bambu é não apenas reconhecer os seus inúmeros benefícios ambientais, mas também a majestosa tranquilidade e paz que este tipo de vegetação proporciona.

Próximas campanhas