Bambu da Sorte

Bambu da Sorte

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBambu da Sorte

Um pouquinho de superstição não faz mal a ninguém! Com certeza você já acreditou ou conhece alguém que confia em determinadas simbologias dadas por certas tradições, seja no dia a dia ou na composição do design. Os métodos e criações do mercado de decoração atuais permitem que essa convicção seja aliada a diferentes padrões estéticos para dar estilo próprio e proteção ao décor do lar. O bambu da sorte faz parte deles, servindo como um excelente adorno.

Dita como uma planta energética, extremamente usada para projetos de Feng Shui, o bambu da sorte – ou Dracaena Sanderiana, como é chamado cientificamente – tem formas singulares e belas, detalhes que o faz ser considerado uma espécie ornamental amplamente utilizada em projetos de decoração. Nascido em florestas tropicais da Ásia e África, ele chega a atingir 1,50m de altura, é durável e superestético para ambientes internos. Quer ver? Então, acompanhe este especial do Westwing!

POR QUE BAMBU DA SORTE?

O nome bambu da sorte vem da tradição chinesa que acredita que a planta transmite energias positivas, atraindo prosperidade, longevidade e fortuna. A crença milenar foi dada a esta espécie de bambu por unir elementos como a água e a madeira; para os chineses, essa é uma relação próspera e positiva para o lar, especialmente se o bambu da sorte for dado de presente com uma fita vermelha.

Uma característica peculiar e bastante curiosa é a de que os significados dados ao uso do bambu da sorte variam de acordo com seu número de hastes: se a planta tiver apenas duas, por exemplo, oferecerá sorte; quando possuir de três a seis caules, simboliza felicidade; cinco a sete hastes de bambu da sorte atraem saúde; oito representam prosperidade; nove talinhos significam fortuna; já 21 hastes garantem bênçãos divinas.

Sobretudo para residências, seja uma casa ou apartamento, a tradição ainda afirma que o bambu da sorte ideal é aquele com três hastes, pois servirá como um talismã para a atração de saúde, paz e prosperidade.

O DÉCOR COM UM BAMBU DA SORTE

Amuleto ou não, fato é que o traço oriental proporcionado por um bambu da sorte oferece ao décor um requinte sutilmente artesanal (pois alguns são manualmente moldados) e leva a natureza para dentro de casa, visto que áreas internas são as ideias para o uso da planta. Para uma sala de estar, home office ou quarto, o bambu da sorte fica lindo e superatraente se disposto próximo a uma janela, conferindo charme e delicadeza ao ambiente. Hall de entrada e banheiro são outros cômodos do lar possíveis de receber um bambu da sorte para a decoração; neles, peças de madeira e porcelana brancas ou acessórios de cerâmica (principalmente se combinados aos tipos de bambus da sorte com formatos sinuosos) criam equilíbrio e um visual primoroso.

BAMBU DA SORTE: CUIDADOS E CULTIVO

Fácil de cuidar e adaptável a diferentes condições climáticas, o bambu da sorte pode ser plantado em um vaso com água filtrada, pedrinhas e até cristais; nesse caso, a dica é trocar a água pelo menos uma vez a cada semana. Também é possível cultivar a espécie em um vaso com terra, no entanto, deve-se manter o solo sempre úmido.

Outro fator essencial ao crescimento saudável do bambu da sorte é a luminosidade: a planta necessita de luz indireta e a temperatura ideal para seu cultivo é quente, entre 18° e 24°. Siga nossas dicas de décor e plantio, combine o bambu da sorte com os objetos de decoração oferecidos pelo Westwing e leve para o seu décor um design gracioso, além de uma sortezinha extra!

Próximas campanhas