Balcão Provençal

Balcão Provençal

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalcão Provençal

Um balcão é um móvel multiuso e versátil, já que pode aparecer em cômodos diferentes, de acordo com a necessidade de cada um deles. Porém, por ser um móvel de destaque, sua escolha não pode ser feita de qualquer maneira. Sendo assim, o balcão provençal é a dica do Westwing para você decorar a sua casa com personalidade e fazer desse móvel um dos pontos altos do décor.

O estilo provençal se remete à vida bucólica e campestre da cidade de Provença, na França. Assim, ao trazer para dentro do seu lar um móvel com esse estilo, o ambiente se torna muito mais delicado e romântico. Então, para saber tudo sobre o balcão provençal, continue com a leitura desta página e descubra todos os segredos dessa peça. Inspire-se com nossas dicas e leve um pedacinho da França para sua casa.

Onde Colocar o Móvel

A ideia de ter um balcão provençal no lar te chama a atenção, mas você não faz ideia de onde colocá-lo? Fique tranquilo. Esse móvel é bastante versátil e, dependendo do modelo, pode fazer parte dos mais variados cômodos, como sala de jantar, sala de estar, cozinha e dormitórios.

Na cozinha, por exemplo, o balcão provençal serve como apoio aos armários, pois é possível armazenar diversos utensílios e alimentos nele. Além disso, sua superfície é ideal para auxiliar no preparo de diversas receitas.

Já nas salas o balcão provençal ganha uma utilidade parecida com a de um aparador, mas com a vantagem de ter mais espaço para guardar louças e acessórios.

No quarto ele é perfeito para servir de suporte de objetos decorativos, como porta-retratos, e para guardar pequenos artigos, como meias, lenços e maquiagem.

Balcão Provençal de Pátina

A pátina é uma técnica para texturizar móveis que é essencial em uma decoração de estilo provençal. Ela cria o efeito de um móvel antigo, mas delicado e romântico, perfeito para dar personalidade ao balcão provençal.

Se seu balcão provençal for feito de madeira, melhor ainda. A pátina é fica muito melhor quando aplicada sobre esse material. E ela pode fazer a textura em todas as cores, seja qual for a do seu balcão provençal: do branco ao violeta, do azul ao marrom.

Decorando o Balcão Provençal

O balcão provençal por si só já é um destaque na decoração de qualquer cômodo. Mas ele pode ficar ainda bonito se você adorná-lo.

Como o estilo provençal também é caracterizado pelo uso do floral, vale a pena investir em um belo vaso de flores para colocar sobre o balcão provençal. Para fazer uma composição delicada, uma dica é escolher um vaso de tom suave ou até mesmo branco. Já quanto às flores, begônias, maria-sem-vergonha e orquídeas são ótimas opções para embelezar o balcão provençal e o décor como um todo.

Castiçais é outro exemplo de objetos decorativos que são bem-vindos em um balão provençal, principalmente no quarto ou sala de jantar. Com eles, a composição ganha um toque clássico e a deixa mais intimista. Seguindo a mesma linha, velas também podem e devem aparecer em um balcão provençal. Assim, sempre que quiser criar uma atmosfera aconchegante e particular, elas estarão sempre às mãos. 

Próximas campanhas