Balcão Laqueado

Balcão Laqueado

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalcão Laqueado

Dar uma nova cara para a cozinha é possível e pode ser uma tarefa econômica, até. O segredo está em substituir balcões com pintura ou verniz desgastados por um balcão laqueado! Isso porque o balcão laqueado é perfeito para revestir móveis simples e torná-los muito mais charmosos. Quer descobrir como é possível? O Westwing revela os secredos da laca para criar uma decoração moderna e criativa e incrementar balcões de salas, cozinhas e quartos.

A técnica do laqueado ficou muito popular nos anos 60 e 70, em que o brilho e as cores vivas eram muito utilizadas na decoração de interiores. Por isso, um balcão laqueado, além de carregar o charme de uma peça de inspiração retrô, garante versatilidades múltiplas. Atualmente, a técnica voltou aos lançamentos do décor e está cada vez mais presentes nas casa brasileiras. Quer saber mais sobre móveis laqueados? Confira as dicas do Westwing!

Balcão Laqueado: Técnica Tradicional

Atualmente, móveis laqueados são produzidos a partir de máquinas que facilitam esse processo e fornecem acabamentos impecáveis. Porém, no passado, a técnica era desenvolvida arsanalmente e a produção, muito mais enxuta. Há indícios de que a técnica foi desenvolvida na China por volta do século VI a.C e utilizada em pinturas e gravuras.

Com o tempo, a laca expandiu-se para o Ocidente e integrou o mercado do mobiliário. Esse processo consiste em revestir um balcão ou qualquer outros móveis de MDF com um tipo de resina de origem vegetal, resultante da secreção de algumas ávores. A partir desse composto resinado, é transformar um balcão em MDF cru em balcão laqueado e deixá-lo muito mais moderno e descontraído.

Vamos conferir, agora, as possibildiades decorativas dessa técnica a partir das suas vantagens? Inspire-se conosco!

Vantagens do Balcão Laqueado

Um balcão laqueado será sempre belo e brilhante. Isso porque ele possibilita a recepção de variados tipos de textura no acabamento, que podem também utilizar tinta fosca para quem não e´fã de brilho. Essa característica, somada ao preço acessível para reformulá-lo quando desejamos, é a principal vantagem que nos leva a investir em um balcão laqueado para cozinha.

Outra vantagem está na resistência que a pintura fornece à peça. Um balcão laqueado com pintura em alto brilho estará protegico contra riscos e manchas. No entanto, esse tpo de acabamento exige cuidado especial com a limpeza para que a pintura fique sempre intacta: é necessário evitar o uso de elementos abrasivos que podem deixar pequenas marcas de desgaste no balcão laqueado.

O efeito laqueado em móveis utiliza a pintura automotiva. Isso mesmo, a mesma pintura fornecida para carros. Por isso, o efeito é luminoso, podendo passar do retrô ao futurista dependendo do estilo que você preferir.

Cores vivas e brilhantes fornecem um aspecto moderno à peça, enquanto o acabamento fosco em tons fechados pode ser ao mesmo tempo discreto e sofisticado. Seja qual for o acabamento desejado, lembre-se: o balcão laqueado deve estar em harmonia com a decoração de onde for aplicado, por isso, atente-se ao estilo e à paleta de cores!

 

Próximas campanhas