Balcão em MDF

Balcão em MDF

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalcão em MDF

MDF é a sigla em inglês para Medium Density Fiberboard, que significa painel de baixa densidade. O material é um composto feito de madeira produzido a partir da colagem de fibras de madeiras e resina em altas temperatura. Apesar da denominação “média”, o material é muito resistente e permite a fabricação dos mais variados móveis. Por isso, não é por acaso que o balcão em MDF tem sido cada vez mais requisotado, explorando bem a sua versatilidade.

Essencialmente funcionais, balcões em MDF estão presentes tanto em residências como em escritórios e em recepções de estabelecimentos comerciais. Porém, para que o balcão de MDF desempenhe sua função corretamente, é importante analisar alguns quesitos, medidas e formas de instalação. Queremos tornar o processo de escolha de seu balcão de MDF mais fácil e, por isso, reunimos algumas dicas sobre como escolher um balcão em MDF conforme a sua finalidade. Confira!

Balcão em MDF: Medidas Ideais

Os padrões de altura variam de acordo com a finalidade de uso. Em cozinhas planejadas, quando a peça é utilizada como mesa, como acontece com balcões mais amplos, deve estar entre 72 e 78 cm do chão para que permitam o encaixe de cadeiras comuns. Já um balcão em MDF, servindo como divisória de cozinha americana, deve ter altura entre 1,05 e 1,10 metro, ideal para receber banquetas de bar. Assim, calcula-se um espaço de cerca de 30 cm para acomodar as pernas entre o tampo do balcão em MDF e o assento.

A profundidade, mais uma vez, deve estar de acordo com o uso pretendido. Em um balcão em MDF para cozinha, a altura de profundidade considerada ideal é de 40 cm. A distância permite que pratos e copos sejam apoiados com conforto, e que o balcão em MDF cumpra a função de apoio para refeições rápidas ou de “passa-pratos” da cozinha para a sala de jantar.

Balcão em MDF: Qual o Melhor Material?

O MDF é um composto de madeira muito utilizado na indústria mobiliária e em projetos de construção como uma alternativa eficaz e econômica à madeira maciça. Mas existem vários tipos de madeira MDF disponíveis no mercado, incluindo resistentes à umidade, por meio de envernizamento, e resistentes ao fogo, através da adição de produtos químicos no processo produtivo.

A resistência ao peso também varia de acordo com a quantidade de fibra e tipo de resina empregadas. Isso faz do balcão em MDF a opção perfeita para uso como móveis de cozinha!

Balcão em MDF: Escolhendo o Acabamento Perfeito

Por ser lisa e consistente, a madeira MDF pode receber diversos acabamentos, incluindo tintas à base de óleo, polimentos e vernizes. Entre eles, podemos destacar a pinura, o laminado de baixa pressão, o PVC, a pintura automotiva e o “Finish Foil”, acabamento que utilizada uma película de papel colada à chapa que pode ser impressa com padrões madeirados, estampas ou cores variadas. muito utilizada em balcões em MDF.

Além disso, sua densidade uniforme permite a instalação de placas de diferentes materiais como tampo. Portanto, ao encomendar um balcão em MDF para uso como pia ou mesa, vale iniciar a busca pela parte superior, que pode ser em granito, vidro e até mesmo placa de madeira laminada.

 

Próximas campanhas