Balcão com Pia

Balcão com Pia

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalcão com Pia

Alguns móveis são essenciais para determinados cômodos. Um exemplo é o balcão com pia, muito funcional e necessário para qualquer casa. Embora o balcão com pia seja geralmente colorado em cozinhas, varandas gourmet e áreas externas para churrasco também costumam contar com um exemplar. Por isso, é importante que, antes de optar apenas por economia e praticidade, saibamos escolher o balcão com pia que mais se adapta às nossas necessidades.

Um balcão com pia exige cuidado, pois há a necessidade de optar por um tampo que leve praticidade à cozinha. Para isso, o ideal é escolher materiais resistentes e fáceis de limpar. O importante é que a limpeza seja uma etapa simplificada e não um impedimento em nosso dia a dia. Por isso, o Westwing preparou dicas de como escolher a base e a cuba do seu balcão com pia. Confira!

Balcão com Pia: Escolhendo a Base

Em cozinhas planejadas, a base do balcão com pia costuma ser em MDF revestido com as mais variadas técnicas. O MDF é uma ótima opção para balcões com pia por serem resistentes ao peso e por terem uma densidade capaz de receberem apoios mais pesados que sua própria matéria. Além disso, existem versões de MDF fabricadas com tratamento que o deixa resistente à umidade e ao fogo.

Os padrões de altura variam de acordo com a altura do usuário do balcão com pia. Em cozinhas planejadas, a altura padrão é de 90 cm. Uma pia muito baixa pode te obrigar a ficar inclinado durante o manuseio de objetos culinários e, com o tempo, pode trazer desagradáveis dores nas costas.

Se o balcão com pia for muito alto, porém, também poderá trazer desconforto. Pessoas muito altas, porém, necessitam de pias altas, podendo aumentar o padrão em até 10 cm. Por isso, vale se colocar a questão: quem vai realizar as atividades domésticas?.

A profundidade deve estar em torno de 50 cm. Essa medida possibilita o apoio de objetos e permite a instalação da maioria das cubas. A largura varia conforme a necessidade e disponibilidade de um espaço, embora exista um padrão de balcão com pia que sugere a largura mínima de 1,20 metro.

Balcão com Pia: Escolhendo o Tampo

Uma vez decidido o material e o acabamento da base, é importante escolher um tampo que se adapte ao estilo pretendido e à paleta de cores do espaço. Dica: tente combiná-la com cores do balcão de cozinha ou armário de cozinha.

Em seguida, procure optar por materiais de fácil higienização, boa resistência e durabilidade. O tampo mais comum é o de granito, que costuma ser econômico, embora existem variações mais caras segundo a coloração. O granito possui ótima durabilidade e recebe tratamento ant-porosidade para durar ainda mais e evitar manchas de uso. Embora manchas e riscos sejam inevitáveis no balcão com pia, pelo fato do granito possuir muitas manchas “naturais”.

O aço inox é muito recomendado por ser fácil de higienizar e igualmente econômico permitindo a moldagem da cuba ao interior. Modelos mais modernos de balcão com pia incluem bases de inox e tampos de madeira reflorestada. Aqui, é importante que a madeira tenha tratamento anti umidade e anti porosidade. Esse tipo de balcão com pia costuma ser largo e estar integrado às outras bancadas da cozinha para uma decoração completa.

 

 

 

 

Próximas campanhas