Balaio de Vime

Balaio de Vime

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBalaio de Vime

Produtos de artesanato agregam valor a qualquer projeto de decoração. O balaio de vime, por exemplo, é um artigo muito popular na América do Sul, tanto por sua beleza quanto por sua funcionalidade. O balaio de vime tem sua origem nos povos primitivos, sendo produzido há milhares de anos por índios em nossa região. Hoje, como uma peça artesanal extremamente requisitada por todo o país, ele pode ser encontrado facilmente.

O balaio de vime é uma espécie de cesto de médio ou grande porte fabricado com materiais vegetais naturais, por meio de uma técnica de trançado. Sua beleza e praticidade faz com que o balaio de vime seja uma peça muito presente na casa de brasileiros, seja como objeto decorativo ou funcional. No Westwing você aprende como decorar sua casa com muita sofisticação e conforto, deixando-a preparada para qualquer tarefa do dia a dia!

Características do Balaio de Vime

O balaio de vime pode ser fabricado em inúmeras formas. As mais populares são as de cilindro alto ou baixo e a que se assemelha a um meio cone, sem ponta. A maioria dos modelos de balaio de vime possuem alças, mas, caso o seu uso seja apenas decorativo, elas não são necessárias.

Quanto à aparência, o trançado do balaio de vime pode ser feito de maneira horizontal ou diagonal, podendo ser revestido ou não internamente por tecido ou conter uma base de madeira bem fina, para manter uma das características principais deste utensilio, que é a leveza.

O balaio de vime ainda pode ser produzido com tampa, ideal para quem quer utiliza-lo para guardar roupas, artigos domésticos e afins. Além disso, o vime destes balaios pode ter aparência crua ou ser envernizado, dando mais brilho e resistência.

Para quem deseja uma alternativa ao vime, o balaio de bambu possui praticamente a mesma textura e leveza, já o balaio de palha não é tão rígido quanto os outros dois.

Balaio de Vime na Decoração

O balaio de vime pode ser utilizado em muitas áreas da casa. Na sala de estar, modelos menores combinam mais, sendo usados como revisteiro ou apenas decorativo. Na varanda e jardim, a textura do balaio de vime cai muito bem, e ele pode ser usado como suporte para vasos de plantas ou para o transporte de itens colhidos em sua própria horta. Já na cozinha, ele pode ser utilizado como uma bela fruteira.

No entanto, em nenhum cômodo o balaio de vime é tão utilizado quanto na área de serviço e no banheiro. Sua textura da um pouco de naturalidade a estes espaços muitas vezes vistos como frios e sem vida.

Na lavanderia, o balaio de vime é muito utilizado como cesto de roupas, principalmente os modelos com tampa. No banheiro, ele também pode ser usado desta maneira, como também para deposito de roupas limpas de banho e até papel higiênico.

Para quem tem gato em casa, outra opção é transformar um balaio de vime bem baixo na caminha do animal. Basta umas almofadas e tecido protetor na parte interna e você terá um verdadeiro balaio de gatos!

Invista em um modelo de balaio de vime para sua casa e tenha mais textura e naturalidade no ambiente!

Próximas campanhas