Baba Vacaro

Baba Vacaro

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraBaba Vacaro

Formada em design de produtos pela FAAP em 1986 e com muitos prêmios acumulados no currículo, Baba Vacaro é tão multifacetada que recebeu até um livro sobre sua vida. De Traços Abertos conta as muitas tarefas dessa designer de mobiliário e luminárias que se divide como curadora, roteirista, articulista, professora e palestrante. Administrando todas as funções com maestria, Baba Vacaro ainda é inspiração para as pessoas devido a sua forma de viver e criar.

A peça mais icônica de Baba Vacaro, a poltrona Mandacaru, foi inspirada em uma flor do deserto nordestino e imita as suas pétalas para criar inúmeras variações de se sentar. Confira no Westwing a história da designer Baba Vacaro, assim como algumas de suas peças ícones e aprenda a combiná-las no estilo de casa.

Sobre Baba Vacaro

Natural de São Paulo, Christiane Babadopulos, mais conhecida como Baba Vacaro deu início ao seu trabalho como designer em 1999, com a criação de produtos para iluminação. Com o estímulo de criar designs que extrapolam a função e despertam alegria, Baba Vacaro se tornou uma das grandes designers do Brasil. Diretora de criação de grandes marcas, Baba Vacaro foi influenciada a trabalhar com design ao se encantar com o processo em que o papel passava na fábrica de embalagens de seu pai. Hoje Baba Vacaro divide as tarefas de diretora criativa com a sua empresa de consultoria chamada Design Mix, na qual pesquisa tendências, desenvolve peças e cria coleções de produtos para as marcas com as quais trabalha. Acompanhando todo o processo de criação e fabricação de suas peças de perto, Baba Vacaro garante que sua marca e visão estejam em cada peça desenvolvida.

Poltrona Mandacaru

Fã de tecidos, Baba Vacaro sempre volta ao material, pois considera interessante de trabalha-los por serem plenos e poderem se transformar por meio de processos simples. Criando desde cadeira até cúpulas, a peça de maior destaque de Baba Vacaro é a poltrona Mandacaru. Toda feita em tecido, a poltrona Mandacaru foi inspirada em uma flor que desabrocha no sertão nordestino e imita as suas pétalas. Formada por seis almofadas presas a um miolo, essa poltrona permite a variação de seu formato virando as almofadas para se adaptar a cada momento, podendo se tornar um espaço para se sentar, reclinar ou deitar. A peça, remetendo ao amor de Baba Vacaro por tecidos, ainda permitindo que as capas das almofadas sejam trocadas, criando novos estilos com novas estampas e tonalidades.

Para incorporar as peças na decoração

Com inspiração no cotidiano, Baba Vacaro se propõe a desenhar suas peças com formas simples e elegantes. Mesmo com simplicidade, os designs de Baba Vacaro são modernos e criados para proporcionar bem-estar, serem práticos e emocionar, e não apenas para decorar. Com isso em mente, as peças de baba Vacaro podem se encaixar em muitos ambientes sem nunca perder a funcionalidade e conforto. A instalação com arandelas Two Big and Blade pode ser composta no estilo moderno, contemporâneo ou industrial. Feita em metal, a instalação parece ser uma continuação que adiciona charme aos ambientes. Os abajures e luminárias da linha Babette de Baba Vacaro combinam bem com o estilo rústico e clássico, sem perder o ar moderno. Já a poltrona mandacaru pode ser dispostas tanto em jardins, como em ambientes internos da casa.

Próximas campanhas