Azulejos Antigos

Azulejos Antigos

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAzulejos Antigos

Vira e mexe tendências saem e voltam à moda, e isso também acontece cada vez mais com cada pequeno ou grande detalhe da decoração de sua casa. O que era muito comum no lar de nossos avós está sendo resgatado, mas claro que com um toque moderno e inusitado, a exemplo dos azulejos antigos que chegam aos dias de hoje com o objetivo de personalizar e colorir os ambientes de vários cômodos de sua casa.

Os azulejos antigos são modelos geralmente muito coloridos, fabricados em cerâmica, com estampas marcantes ilustradas em cada modelo, o que os torna perfeitos para criar uma decoração alegre, cheia de estilo e com um toque retrô. Com o uso de azulejos antigos, você dinamiza o visual de cada ambiente e da um toque de charme. Confira as melhores e mais atraentes dicas para deixar sua casa convidativa, sofisticada e cheia de personalidade.

Cemitério dos Azulejos

Por serem peças fora de linha há anos, os azulejos antigos geralmente são encontrados apenas em lojas especializadas conhecidas como cemitério dos azulejos. Além de garimpar modelos em bom estado por todo o país, alguns destes estabelecimentos fabricam seus próprios modelos de azulejos antigos, copiando modelos que existiram anos atrás, visto que a maioria dos encontrados em todos os cantos do Brasil não são o suficiente para revestir grandes áreas.

Os azulejos antigos disponíveis costumam se distinguir quanto ao acabamento e ao tamanho, mas os mais utilizados costumam ser os de 15x15cm.

Patchwork

Uma característica que ajudou os azulejos antigos a voltarem a moda é que, como dito, devido à pouca quantidade de modelos encontrados na mesma estampa, a aplicação deles começou a ser feita com técnicas de patchwork, formando um trabalho diferente, moderno, ultra colorido e personalizado.

A técnica do patchwork se baseia no uso e mistura de azulejos antigos de diversas cores e estampas para formar o revestimento de uma superfície, sem uma sequencia exata ou compromisso com a uniformidade, criando, assim, ambientes descontraídos e dando mais vida à decoração.

Onde Aplicar Azulejos Antigos

Os azulejos antigos podem ser aplicados em varias superfícies na área interna e externa de sua casa, fugindo do padrão atual, e muitas vezes monótono, de azulejos neutros e pastilhas de vidro, ou somando-se a eles. Confira alguns usos comuns dos azulejos antigos:

  • Revestimento de paredes: o azulejos antigos podem servir em paredes como revestimento para banheiro, cozinha, varanda, sala de jantar, entre outros. Este revestimento pode ser feito em vários níveis, seja no cômodo inteiro, em apenas uma parede, como detalhe à meia altura, ou aleatoriamente no espaço, ou ainda mais comumente, como proteção da área de respingo de pias da cozinha, banheiro e de banheiras e chuveiros. Fica muito charmoso!
  • Quadro: os azulejos antigos unidos em patchwork podem ser utilizados como “tela” de um quadro. Coloque-os sobre uma chapa de MDF e emoldure-os e pronto. Ideal para sala de jantar, cozinha e banheiro.
  • Móveis: outra opção muito em alta é utilizar os azulejos antigos como tampos de mesa de jantar, lateral, de centro ou aparadores. Ideia excelente para quem quer reaproveitar móveis antigos.

Siga estas dicas e dê mais vida à decoração de sua casa com os azulejos antigos!

Próximas campanhas