Azaleia

Azaleia

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraAzaleia

Quem tem um jardim em casa sabe o quanto é gostoso ir até esse ambiente e vê-lo todo florido e exalando um perfume suave em todas as estações do ano. Mesmo quem não possui um local como esse em casa pode aproveitar a magia das flores e coloca-las em outros espaços, como varandas e terraços, ou até dentro de casa dependendo da espécie e de suas necessidades.

Para lhe ajudar a escolher as melhores plantas para a sua casa, o Westwing compôs um material muito especial sobre este assunto. Nesta página você irá descobrir os encantos da azaleia. Todas as dicas indispensáveis sobre esta flor, como cultiva-la e os cuidados que são necessários ter estão aqui. Portanto, agora é só relaxar, aproveitar nosso conteúdo e descobrir tudo o que é preciso saber sobre a azaleia. Confira!

Características da Azaleia

A azaleia pertence ao grupo das Ericáceas, formado por quase quatro mil espécies de plantas. Ela tem sido bastante utilizada na decoração não só de casas, mas também de espaços públicos, por causa de sua característica de resistência a situações adversas. No inverno, por exemplo, a azaleia consegue florescer e enfeitar o local em que está plantada.

A variedade de azaleia mais encontrada no Brasil é a Rhododendron indicum, comum nas cores roxo, rosa e branco. Entretanto, é possível ter pétalas com outros tipos de coloração.

Onde Posso Ter Azaleia em Casa?

É possível ter azaleia em qualquer cantinho da casa, visto que ela pode ser colocada em jardins, cercas vivas ou em vasos. Porém, há um detalhe importante e crucial para a saúde desta planta e seu florescimento: quando está na fase de botão, a azaleia precisa de muita luminosidade, sendo necessárias quatro horas diárias de exposição direta. Por isso, é importante deixa-la em áreas nas quais a luz é constante e só leva-la para outros ambientes da casa quando já estiver florida. Nos ambientes internos, lembre-se de mantê-la próximas a janelas ou em locais em que haverá boa luminosidade.

Como Cuidar de Azaleia

Azaleias bem cuidadas e cultivadas transmitirão sempre ao seu lar uma sensação de frescor e alegria, além de deixa-lo mais bonito.

Por mais que ela se adapte bem a praticamente todos os tipos de solo, o cultivo da azaleia terá mais chances de ser próspero se ela for plantada em um solo adubado com composto orgânico. Misturar um pouco de areia na terra pode ajudar a drenagem de água pela planta. A quantidade de areia e composto orgânico precisa ser a metade do que há de terra comum, em uma proporção de 2x1x1. Entretanto, o uso de cal no plantio de azaleia é desnecessário, já que ela dá preferência para solos mais ácidos.

A rega é feita frequentemente, mas tomando cuidado para não encharca-la. A poda é outro processo importante para a azaleia e deve ser feita após a floração, retirando as folhas que apresentarem secura ou amarelamento, assim como as flores murchas e os galhos que estão em excesso.

Quanto à luminosidade, como já fora dito acima, a azaleia precisa de ambientes que recebam luz solar. Coloca-la próxima a janelas é uma boa opção se quiser ter um vaso dessa planta na parte de dentro da casa.

Com essas pequenas dicas do Westwing sobre azaleia, já deu para começar a planejar seu cultivo. Continue navegando pelo nosso site e veja sugestões de cultivo de outras plantas.

Próximas campanhas