Árvore de Natal Reciclada

Árvore de Natal Reciclada

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraÁrvore de Natal Reciclada

Em tempos de crescimento da consciência ecológica e de uma maior compreensão da importância de tornar nossa rotina cada vez mais sustentável, o fato de reaproveitar materiais antigos em casa e reutilizá-los para que se tornem peças novas, úteis e decorativas, tornou-se quase que indispensável, além de uma tendência do design. A árvore de Natal reciclada, por exemplo, é uma das boas ideias de reaproveitamento consciente e que evita desperdícios.

Com baixos custos e técnicas simples e até divertidas de ser criada, a árvore de Natal reciclada ajuda a dar um fim vantajoso àqueles objetos não mais utilizados, desocupando e organizando os espaços. Sem contar que é capaz de ornamentar áreas internas e externas com charme, beleza e criatividade, assim como uma árvore natalina tradicional. Tenha a sua com as dicas do Westwing e inspire-se, desde já, a criar uma árvore de Natal reciclada que combine com o décor do seu lar!

COMO FAZER UMA ÁRVORE DE NATAL RECICLADA?

Enquanto as árvores de Natal comuns, artificiais ou naturais, não variam muito em seus formatos, apenas nos tamanhos, a árvore de Natal reciclada pode ser feita em diversos modelos e materiais, e o melhor: pode ser feita pelos próprios moradores e do jeito que mais se ajustar aos seus estilos e preferências.

De garrafas PET: transformar esse material em uma linda árvore de Natal reciclada é uma atitude inteligente, responsavelmente ambiental e prática. Basta recortar o fundo de garrafas PET verdes com uma faca e as laterais em tiras de 2 cm de largura, até próximo ao gargalo; com uma vela, encoste a chama nas extremidades e no meio de cada uma das tiras das garrafas, tirando as partes queimadas com um pano úmido. Em um vaso com terra, encrave um cabo de vassoura ou galho e insira as garrafas cortadas pelo gargalo, de ponta cabeça. Por fim, recorte a ponta das tiras do início da árvore de Natal reciclada para que ganhe a aparência de um pinheiro.

De colheres descartáveis: acredite, uma árvore de Natal reciclada feita com colheres de plástico fica linda e elegante! Para criar uma é necessário ter um cone de isopor ou papel machê e a quantidade de colheres necessária para cobri-lo. Corte o cabo das colheres, lixando as suas extremidades; aplique duas camadas de tinta spray metálica da cor que você quiser e, depois de secas, cole-as por todo o cone com cola quente, lado a lado e começando da base.

De jornais: a árvore de Natal reciclada de jornal fica delicada e pode ser colocada sobre mesas, racks ou bancadas. A dica é primeiro cortar as folhas dos jornais em quadrados de dimensões diferentes. Após, coloque bastante cola quente em uma superfície de MDF, também quadrada, e cole um palito de madeira de forma que fique bem firme. Dobre as folhas ao meio (como um triângulo) apenas para criar volume, desdobre-as e encaixe no palito fora de ordem. Corte o excesso do palito, deixando apenas uma pontinha para enfeitar.

De revistas: sofisticada, encantadora e acessível, a árvore de Natal reciclada com revistas é capaz de criar estilos como o escandinavo e glamour. Nesse caso, a indicação é por retirar a capa de uma revista grampeada e dobrar as páginas de forma que a ponta superior encoste ao meio; na parte inferior, dobre um pequeno triângulo, sobrepondo em 2 cm a dobra maior. Depois, dobre as laterais externas de todas as páginas até o centro da revista e pinte com tinta spray dourada.

De cabides: super charmosa, a árvore de Natal reciclada de cabides de roupa sem uso pode ter várias cores e ocupar qualquer cantinho da casa. Para ter uma, basta pendurar um cabide ao outro até desenhar o formato de uma árvore e amarrá-los com fitinhas vermelhas e verdes.

A DECORAÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL RECICLADA

Além das tradicionais bolinhas, laços e fitas, os enfeites de uma árvore de Natal reciclada também podem ser de material reaproveitado. Rolhas, lâmpadas pintadas, botões coloridos, peças de um quebra-cabeça antigo e até os gravetos são lindos, excelentes escolhas conscientes e proporcionam ainda mais graciosidade. É só deixar a imaginação fluir que surgirá uma árvore de Natal reciclada bem original e com a sua cara!

Próximas campanhas