Artesanato da Região Centro-Oeste

Artesanato da Região Centro-Oeste

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArtesanato da Região Centro-Oeste

A região Centro-oeste tem seu trabalho artesanal diretamente ligado às influências indígenas e dos colonizadores desta área. Composta pelo Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também Goiás, possui uma cultura bastante diversa, isto é, trás elementos indígenas, dos imigrantes paulistas, dos mineiros, dos gaúchos, dos bolivianos e dos paraguaios.

Como influência para esta cultura, as principais manifestações culturais, provenientes de Goiás são a Procissão do Fogaréu (durante a Pascoa, que acontece sempre na quarta-feira da Semana Santa, para simbolizar a busca e a prisão de Jesus Cristo, atraindo cerca de 10 mil turistas) e as Cavalhadas (apresentação teatral para representar a batalha medieval entre cristãos e mouros). O artesanato da região Centro-oeste conta com objetos de matéria-prima como madeira, prata e pedras semipreciosas. Trás também peças de tapeçaria, olaria (produção com barro e argila), entre outros. O Westwing selecionou para você dicas para compor seus cômodos de maneira cultural. Confira!

Elementos da Cultura

No artesanato da região Centro-oeste pode-se encontrar ainda artigos em cerâmica, tapetes confeccionados por mulheres ribeirinhas e entalhes de madeira, especificamente no Pantanal, para representar os animais locais.

Outro ponto, este da cultura goiana, é o tear manual, que em inúmeros lugares espalhados pelo Brasil, tornou-se item de museu. Entretanto, neste estado encontra-se tecelãs que ainda trabalham com esse processo, extremamente valorizado por turistas.

Diversificação

Com inúmeras vertentes, o artesanato da região Centro-oeste tem como destaque peças feitas com cerâmica, redes bordadas, bolsas produzidas em capim dourado, viola-de-cocho, entre outros.

Sempre com vários detalhes diversos, o trabalho manual ganha destaque, além de detalhes que as maquinas não conseguem nem ao menos chegar perto. A excelência destes detalhes se tornam o destaque e o diferencial de quase todos os artigos do artesanato da região Centro-oeste, o que acaba por chamar cada vez mais turistas.

Artesanato da Região Centro-Oeste: Origens

Com a miscigenação dos portugueses e dos negros no artesanato da região Centro-oeste, encontra-se a base das características que se manifestam na cerâmica em barro Tauá vermelho, sempre enfeitada por rolos em argila sobreposta, colocados com os dedos.

Nos tapetes e redes torcidas pelas cobiçadas pode-se encontrar mulheres ribeirinhas ou os diferentes trançados de fibras que têm suas origens em pântanos e córregos, como a taquara, o buriti e o urumbumba.

Já na viola de cocho, instrumento musical, tem como matéria-prima o Sarã Dágua e Sarã de Leite, madeiras provenientes da beira dos rios. No pilão de madeira, é o famoso trabalho tralhado a machado, facão e martelo.

Outros processos que merecem destaque também dentro do artesanato da região Centro-oeste são os coloridos tótens de madeira com faces de bugre, reconhecidos internacionalmente, igual aos enormes vasos fabricados em argila peneirada do Rio Verde.

A tecelagem, fruto de trabalho concentrado na região central do Estado, produz colchas, mantas e outras cobertas confeccionadas em teares verticais e horizontais, resultando em ricos detalhes e alta qualidade.

E para fechar com chave de ouro o artesanato da região Centro-oeste, a olaria rústica, outra forma do artesanato goiana, conta com pratos, tachos e panelas que servem para enfeitar os ambientes gourmets e até mesmo compor jantares ou almoços, transformando momentos comuns em pura arte.

Artesanato da Região Centro-Oeste: Foco na decoração

O povo brasileiro é conhecido como o povo mais rico em artesanato no mundo. Isso graças a sua historia, sua diversidade cultural e sua expressão ao criar os mais diversos objetos.

Por este motivo, cada região tem seu estilo, como é o caso do artesanato da região Centro-oeste. E se você preza por trabalhos manuais, o ideal é focar em combinações simples e coloridas, que possam unis todos os diferentes elementos e remeter a cultura brasileira sem medo.

Westwing: O Extraordinário Mundo da Sua Casa!

Próximas campanhas