Artesanato Colombiano

Artesanato Colombiano

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArtesanato Colombiano

Muitas pessoas são admiradoras do trabalho artesanal. Como ele é feito à mão, permite que sejam utilizadas diversas técnicas, além da possibilidade de utilização dos mais variados materiais para sua confecção. O artesanato pode ser feito com madeira, plumas, cerâmica, linhas, tecidos... São inúmeras opções. Agora, se você quer conhecer um trabalho tradicional, autêntico e que utiliza matérias-primas da melhor qualidade na produção das peças não deixe de apreciar o artesanato colombiano.

O artesanato colombiano faz parte da cultura do país antes mesmo da chegada dos espanhóis no continente, ou seja, ele data antes mesmo do século XVI. Ele era feito pelos índios que habitavam a região. Algumas de suas técnicas são utilizadas até os dias de hoje, aperfeiçoadas pelas novas gerações. O artesanato colombiano é único e admirado no mundo todo. Conheça um pouco mais sobre ele aqui no Westwing.  

O artesanato colombiano: origem e permanência

A origem do artesanato colombiano é bem antiga, descendente da cultura dos povos ameríndios que se localizavam na região antes da chegada dos colonizadores espanhóis.  A tradição foi se mantendo durante milhares de anos e até os dias de hoje o artesanato colombiano é uma das grandes fontes de riquezas do país junto com o café e a produção de esmeraldas.

O trabalho do artesão é muito valorizado na Colômbia, o que faz com que as peças produzidas sejam bastante refinadas e bonitas. O governo, além de conferir um selo de autenticidade, garantindo a qualidade dos produtos, propicia diversas medidas para que o artesão aperfeiçoe cada vez mais o seu trabalho através de cursos, auxílio nas exportações e com programas dedicados ao público jovem a fim de que o artesanato colombiano seja passado de geração em geração e continue sendo produzido de maneira autêntica.

Bijuterias no artesanato colombiano

A Colômbia está em uma região privilegiada geograficamente, sendo conhecida pela riqueza dos metais e pedras preciosas que podem ser extraídos de sua terra, como esmeralda, prata, ouro e aço. Por isso, um dos pontos fortes do artesanato colombiano é a confecção de bijuterias. Diversos colares, brincos, gargantilhas, pingentes e outras peças são fabricados manualmente e com a melhor qualidade de matéria-prima que se possa querer. A arte da ourivesaria é destaque na região de Santa Cruz Mompox, onde você pode visitar diversas oficinas e ateliês e ver de perto como este trabalho é feito.

Conheça o barniz de Pasto

Se você quer conhecer o artesanato colombiano a fundo, precisa saber sobre a técnica de barniz de Pasto. Ela consiste na técnica de enfeite de diversos objetos de madeira com uma resina especial, extraída da folha do arbusto silvestre de nome “mopa mopa”, que é colhida duas vezes no ano na região de Putumayo.

O barniz de Pasto é feito totalmente à mão através do cozimento da resina, que posteriormente é limpa, passada por um moinho e na água quente para que, enfim, seja tingida. Essa é uma ótima maneira de ter um artesanato colombiano típico decorando os cômodos da sua casa e oferecendo a eles um aspecto bastante étnico.

A riqueza do artesanato colombiano é gigantesca. Conheça outros tipos de trabalhos manuais navegando pelo site do Westwing.

Próximas campanhas