Artesanato Chileno

Artesanato Chileno

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArtesanato Chileno

Quando visitamos algum lugar novo sempre paramos para observar o artesanato local. Essa é uma das maneiras de aprender mais sobre a cultura de onde estamos e é o momento ideal para escolher aquele souvenier perfeito para trazer para casa e se recordar sempre da viagem. Além disso, há sempre boas opções de presentes e lembrancinhas para trazermos para aquelas pessoas queridas e compartilharmos um pouco da experiência vivida com elas.

O artesanato chileno é um exemplo de riqueza cultural. Nele é possível encontrar algumas características bastante únicas e com detalhes incomparáveis. Como se não bastasse, ele o artesanato chileno é bastante variado, oferecendo peças que podem ajudar na decoração do seu lar ou no seu look pessoal. Para que você saiba um pouco mais sobre ele, o Westwing selecionou algumas dicas. Basta continuar a leitura e descobrir o artesanato chileno.

Artesanato chileno com lápis-lazúli

Quem visita ao Chile normalmente volta para a casa com alguma peça do artesanato chileno feito de lápis-lazúli. Ela é a pedra nacional do país por ser encontrada em grande quantidade neste território, o que não é comum em outras regiões do mundo. O único país que tem grande extração de lápis-lazúli, além do Chile, é o Paquistão. Essa rocha é apreciada desde o tempo dos antigos faraós, há milhares de anos.

No artesanato chileno, o lápis-lazúli é polido e da origem a diversas joias, como brincos, pulseiras, anéis e colares, além de utensílios e peças para a decoração da casa, como candelabros, porta-joias e outros tipos de caixas, talheres, mosaicos, vasos e muitos outros. Com esses artigos de lápis-lazúli do artesanato chileno o décor fica muito mais sofisticado. Não tenha dúvidas de que todas as suas visitas perguntarão onde você os comprou. Aí, é só começar a contar a história…

A lã de alpaca no artesanato chileno

A alpaca é um animal muito parecido com a lhama e que é criada na região dos Andes (Chile, Bolívia e Peru). Sua lã é bastante utilizada no artesanato chileno para a confecção de echarpes, casacos e ponchos. Ela é semelhante à lã de ovelha, mas com algumas boas vantagens a mais:

  • É mais quente
  • Não tem lanolina, o que a torna hipoalérgica
  • É macia
  •  É isolante térmica
  • Repelente de água
  • Difícil de inflamar

Assim, você pode aproveitar da melhor maneira o artesanato chileno e garantir uma ótima peça de vestuário para quando as temperaturas baixarem no Brasil ou em qualquer outro lugar em que você esteja.

Onde comprar artesanato chileno?

Se você tem uma viagem marcada para o Chile ou pretende ir para lá em uma data próxima e já quer planejar cada pedacinho do passeio, o Westwing tem algumas sugestões de onde você pode encontrar o melhor do artesanato chileno na capital Santiago.

Precisa estar no seu roteiro uma visita à feira de Pueblito de los Dominicos, que é o local perfeito para encontrar não só artesanato chileno típico, como outros aspectos de sua cultura. O acesso é bem fácil, pois fica bem próxima à estação de metrô Los Dominicos, na linha 1.

A Fundación Artesanía de Chile é outra opção para comprar souveniers para você e para a família e amigos. Há seis endereços espalhados pelo Chile, sendo que um deles é no aeroporto de Santiago, na parte de embarque internacional. Lá você encontra os mais variados artefatos do artesanato chileno.

Esperamos que esse material sobre artesanato chileno tenha lhe deixado ansioso para a viagem ou para começar a planejar uma!

Próximas campanhas