Arte

Arte

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArte

O século XX foi um dos momentos de maior transformações no mundo da arte. Desde a primeira década, vários movimentos artísticos surgiram, propondo novas ideias, cores e linhas que rompiam com as antigas escolas de pintura. É o momento em que os artistas deixam de ser exclusivamente realistas, como acontecia desde o século XVII, e passam a representar e expressar o seu mundo, as suas ideias, o universo das emoções e sentimentos.

Uma casa não tem a sua decoração completa sem uma obra de arte pendurada na parede. Seja a reprodução de um quadro famoso, uma pintura comprada de um artista local ou até mesmo pintada por você, esse elemento é essencial nos ambientes. Para que você encontre a obra de arte que mais combine com você, o Westwing, que é expert em décor, preparou uma página que é um guia exclusivo sobre o mundo da arte!

Os Movimentos Artísticos

Artes plásticas, design, arquitetura e todos outros campos relacionados ao universo estético estão interligados. Portanto, quando falamos em movimentos artísticos é preciso entender, que essas mudanças de estilos acontecem em praticamente todas essas áreas.

O século XX foi um momento intenso, de muitas transformações e novas propostas. Para que você saiba escolher uma obra de arte para a sua casa, é importante conhecer um pouquinho dos principais movimentos artísticos. Vamos conhecer alguns deles?

O Impressionismo

Surgido no final do século XIX, o Impressionismo pode ser considerado o marco inicial para a arte moderna. Com pinturas feitas ao ar livre, esse estilo deu origem a quadros que reproduzem os efeitos da luz, as diferentes intensidades de iluminação e cores. Tudo isso, feito com pinceladas soltas e consideradas indefinidas para época. O francês Claude Monet é o grande representante desse estilo.

O Expressionismo

Nesse momento da arte, as emoções tomam conta e passam a ser mais importante do que a realidade. O artista revela os seus sentimentos para impactar o expectador, da forma mais profunda possível. Van Gogh é um dos grandes nomes deste momento. Uma obra de arte, mundialmente conhecida e que expressa muito bem essa ideia é o assustado “O Grito”, de Edvard Munch.

O Surrealismo

Influenciado pelas descobertas da psicanálise, a arte surrealista, como o próprio nome diz, representa tudo aquilo que não existo, o chamado surreal. O mundo dos sonhos e a análise do subconsciente, estudada por Sigmund Freud, foi uma das grandes influências desse momento. O pintor espanhol Salvador Dalí é o grande nome desse tipo de arte.

O Abstracionismo

Esse estilo conta com obras de arte voltadas muito mais para a concepção das formas, do que a representação da realidade. O estudo das cores, dos sons, das luzes e formas são elementos importante da arte abstrata. É um dos mais usados para a decoração de casas modernas, principal nas salas de aspecto contemporâneo.

Semana de Arte Moderna Brasileira

A Semana de Arte Moderna de 1922, foi um movimento que buscou criar um estilo artístico brasileiro. Criando e representando símbolos nacionais, discutindo a mistura de povos e a beleza do povo brasileiro. Considera uma arte rebelde para época, hoje em dia, é considerada um dos movimentos da arte mais importantes da nossa história. O quadro “Abaporu”, de Tarsila do Amaral é um grande símbolo. Nomes com Di Cavalcanti e Anita Malfatti são alguns dos artistas que representam esse momento.

Arte Contemporânea

Não existe uma data certa para o início da Arte Contemporânea, mas, logo em seguida, ao final da Segunda Guerra Mundial, novas linguagens começaram a surgir. A arte contemporânea é abrangente e incorpora diversos elementos da nossa sociedade. Esse estilo observa todos os elementos da nossa vida cultural. A relação com a TV, com as mídias, hoje em dia com a internet e procura criar questionamentos por meio da arte. Esse movimento dialoga com a moda, arquitetura, design e muitas outras linguagens. Um dos intuitos da Arte Contemporânea é suscitar discussões e não apenas representar imagens.

 

Próximas campanhas