Arte Surrealista

Arte Surrealista

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArte Surrealista

A arte surrealista foi um marco e tanto na história da arte. Antes dela, tudo era muito concreto e definido. A arte surrealista trouxe o fantástico para as obras de arte, não exigindo mais limites, coerência ou definições. A ordem era deixar as emoções aflorarem. O resultado são quadros belíssimos que desafiam nossa inteligência e nos fazem refletir sobre a realiade e a humanidade. Obras da arte surrealista podem deixar sua casa surpreendente!

As obras de arte, incluindo a arte surrealista, inspiram não só grandes artistas, mas também boas decorações. Isso porque arte e decoração sempre andaram juntas, com uma eterna interferência da primeira sobre a segunda. A arte surrealista é uma das que mais inspiram a decoração, mas não é a única. Para conhecer outras, confira os artigos do Westwing. Afinal, nosso compromisso é ajudá-la a deixar sua casa ainda mais bonita e aconchegante.

O que é a Arte Surrealista

A arte surrealista faz parte do surrealismo. O surrealismo foi um famoso movimento artístico que nasceu na Europa. Seu marco inicial foi o Manifesto Surrealista escrito por André Breton e publicado em 1924. Nele, assim como em todo o movimento surrealista, a ordem era criticar a racionalidade burguesa e lutar por um lugar em favor do maravilhoso e do fantástico. Com esse objetivo surgiram muitos artistas que criaram obras de arte fantásticas e instigantes.

Como é Feita a Arte Surrealista

A arte surrealista é feita com técnicas diferenciadas. Uma das técnicas mais populares é a pintura automática. Isso seria uma transcrição imediata do inconsciente direto para a tela, tentando driblar o controle da consciência do artista que poderia reprimir sua criatividade. Com isso a tela se enchia com a liberação de imagens que surgia em sua mente e de seus impulsos criativos. Isso gerou muitas pinturas famosas.

Uma outra técnica bastante utilizada na arte surrealista é a colagem. Nela, imagens são reunidas aleatoriamente, sempre totalmente ao acaso. Essa técnica da arte surrealista cria uma justaposição de objetos desconexos e associações que em um primeiro momento parecem completamente impossíveis.

No geral, as técnicas da arte surrealista tinham como objetivo criar imagens com elementos surreais e formas baseadas na fantasia. Para isso eram usados os sonhos e o inconsciente. Dentro da dimensão do imaginário, há uma busca da perfeição no desenho e nas cores. Os artistas surrealistas também brincavam com ilusões óticas.

Artistas que Fizeram Arte Surrealista

A arte surrealista fez surgir muitos artistas famosos que souberam captar a essência desse movimento como ninguém. Um desses artistas, talvez o mais famoso do movimento surrealista, foi o espanhol Salvador Dalí. A partir da década de 1930, Dali passa a retratar o fantástico em seus quadros, depois de entrar em contato com artigos de Sigmundo Freud.

Outro artista que também ficou bastante conhecido foi o, também espanhol, Joan Miró, que pintou muitas cenas oníricas e paisagens imaginárias. Tanto seus quadros quanto os de Salvador Dalí podem ser encontrados espalhados por museus e coleções particulares no mundo todo.

Próximas campanhas