Arte Renascentista

Arte Renascentista

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArte Renascentista

O período chamado de Renascimento ou Renascentismo é um termo usado para identificar, nos séculos XIV e XVII, a história da arte e da sociedade na Europa. Pode, também, ser chamado de arte renascentista. Esse período artístico foi marcado por mudanças em diferentes áreas, na pintura, arquitetura e música. Todas essas transformações ocorreram caracterizando a mudança do feudalismo para o capitalismo, rompendo com a era medieval.

De certa maneira, a arte renascentista resgata a cultura clássica e greco-romana. As construções nesse período ainda tiveram influências pelas edificações antigas, sendo somente adaptadas para as necessidades naquele momento. Os segmentos artísticos como a pintura e escultura, tiveram uma evolução muito grande nessa época. Se você quer saber mais sobre o período da arte renascentista, o Westwing trouxe informações e tudo o que você precisa saber sobre este período marcante na história da nossa sociedade.

Características da Arte Renascentista na Arquitetura

A arte renascentista na arquitetura foi marcada por cálculos matemáticos. Quem entrar e observar o local, perceberá que todo espaço foi calculado de forma que fosse bem planejado e projetado. Ou seja, era necessário muito planejamento e cálculos para garantir a simetria e para entender o local e a sua dinâmica para então, colocá-lo em prática. Por isso, as principais características da arte renascentista na arquitetura era a ordem arquitetônica. Usava-se de arcos de voltas perfeitas e a simplicidade na construção era a palavra-chave. Na arte renascentista, a escultura e pintura, foram despreendidas da arquitetura. Nas principais características da arte renascentista na arquitetura está o círculo como modelo centralizador dos templos com a cúpula.

O principal arquiteto da arte renascentista, foi Brunelleschi. Foi pintor, arquiteto, escultor e conhecia muito sobre matemática e geometria, mas seu sucesso maior foi como construtor e neste posto trabalhou para a cúpula da Catedral de Florença e Capela de Pazzi. Outros nomes notáveis da arte renascentista na arquitetura foram: Della Porta, Sansovino, Palladio e Vignola. Dentre eles, Palladio foi o mais influente e é um dos arquitetos da arte renascentista mais estudados em todo o mundo.

Arte Renascentista: Pintura e escultura

A arte renascentista na escultura foi uma expressão artística muito forte no sentido mais humanista. Aqui também utilizava- se de proporções geométricas e perfeita simetria. Na arte renascentista a escultura ganhou forma e vida, colocava- se a obra em cima de uma base para ser apreciada por diferentes ângulos. O corpo humano era levemente torneado, tinham proporções impecáveis e demonstravam seus sentimentos refletindo. O nu foi muito utilizado na arte renascentista para demonstrar o naturalismo.

Na pintura, a arte renascentista foi marcada por novidades. A primeira foi a utilização de perspectiva, deixando as pinturas mais reais e vivas com as técnicas de luz e sombra para dar profundidade e volume na obra. Brincava-se com jogo de cores quentes com frias, para variar a luz e permitir distância ou proximidade. A segunda marca foi o início da utilização da tinta à base de óleo, deixando a tela com uma qualidade muito superior, mais real e com maior durabilidade.

O período da arte renascentista foi muito marcante para a pintura, nesse período Leonardo da Vinci fez a obra, a Monalisa. Foi a partir dai que muitas grandes obras surgiram e puderam ser melhor preservadas para serem contempladas por nós atualmente.

Próximas campanhas