Arte Inca

Arte Inca

Compartilhe

WESTWING NA MÍDIA:
Quer saber mais? Leia nosso guia!

Guia Westwing paraArte Inca

Quem gosta de conhecer sobre história e cultura com certeza se delicia com a civilização inca. Ela constituiu o maior império não só da América do Sul, como também de toda a América pré-colombiana devido a sua sociedade extremamente organizada. Além disso, os incas, cujo nome significa “filhos do sol”, eram os povos mais desenvolvidos dessa região e época, “ganhando” dos maias e astecas. Mesmo antes da chegada dos colonizadores espanhóis, eles já se mostravam ricos culturalmente. Quem gosta de conhecer sobre história e cultura com certeza se delicia com a civilização inca. 

Dentro dessa abundante cultura, um dos aspectos que mais se destacam é a arte inca. Ela é composta por uma mistura de influências dos povos antecessores que habitavam o território dos andes, que hoje é chamado de Peru. O Westwing quer sanar sua curiosidade sobre essas ricas e encantadores expressões artísticas e, por isso, apresenta este material. Venha descobrir conosco a arte inca!

A arte Inca constituiu o maior império não só da América do Sul, como também de toda a América pré-colombiana devido a sua sociedade extremamente organizada. Além disso, os incas, cujo nome significa “filhos do sol”, eram os povos mais desenvolvidos dessa região e época, “ganhando” dos maias e astecas. Mesmo antes da chegada dos colonizadores espanhóis, eles já se mostravam ricos culturalmente. 

Cerâmica Sem Igual

Apesar da arte inca ser bastante abundante e criativa, o que mais se destaca dentre suas obras é a cerâmica. Ela era produzida por meio de duas formas. A primeira era um pouco mais rústica e era utilizada para a fabricação de artefatos cotidianos e domésticos. Já a segunda era mais refinada, pois era destinada à fabricação de peças destinadas a deuses e sacerdotes.

A grande inovação da cerâmica como arte inca é que ela era colorida. Cada peça possuía um polimento especial para que as cores fixassem melhor sobre a superfície. Além disso, os índios incas tinham o domínio de treze tonalidades diferentes, o que era bastante raro entre os outros povos.

Os modelos de peças de cerâmica variavam dentro do território inca, o que só confirma como essa técnica era dominada e refinada por eles. Em Nazca, por exemplo, a produção era delicada, com espessura fina e adornada com flores e frutas. Já em Chavín era comum pintar animais felinos nos objetos.

Arte Inca e a Ourivesaria

Outro tipo de arte inca que merece destaque é a ourivesaria, que trabalha com o ornamento de metais. O ouro e a prata eram bastante utilizados na fabricação de copos, taças, brincos, talheres, canecas, objetos para decorar a casa e até no detalhamento de mantos. Infelizmente, não sobraram muitos exemplares desse tipo de arte inca por causa da exploração colonizadora espanhola, mas algumas podem ser apreciadas no Museo del Oro del Perú.

A Tecelagem na Arte Inca

A arte inca também fora bastante desenvolvida na área têxtil. Como possuíam bastante matéria-prima através da de lhamas e alpacas, animais comuns na região andina, e do cultivo de algodão, sua técnica foi ficando cada vez mais avançada. Os mantos utilizados como vestimenta eram bem coloridos e estampados na arte inca, lembrando os ponchos peruanos que conhecemos atualmente.

A Arte Inca e a Música

Outra expressão da arte inca que é bastante conhecida até os dias de hoje é a sua música. O instrumento principal era a flauta de bambu, utilizada tanto em momentos de diversão e entretenimento dos índios quanto os de homenagem aos deuses e à natureza.

A arte inca impressiona devido à tamanha criatividade e desenvolvido para a época em que era feita. Continue navegando pelo site do Westwing e descubra muito mais sobre outras culturas.

Próximas campanhas